Jornal Folha Regional

Casos prováveis de dengue sobem 18% em 4 dias na região

Compartilhe:

Com alta de 18% em quatro dias, a região ultrapassou 4 mil casos prováveis de dengue nesta semana. Segundo boletins divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), as notificações subiram de 3.568, no dia 23 deste mês, para 4.207, na última segunda-feira (27). Em Passos, os números aumentaram de 2.363 para 2.686 no mesmo período.

Entre os 27 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos), apenas Doresópolis, Ibiraci e São Roque de Minas não tiveram registro da doença neste ano. De acordo com a SES, a região também tem nove casos prováveis de chikungunya, sendo cinco em Piumhi, um em Capitólio, um em Pimenta, um em Claraval e um em Pratápolis.

Passos, que teve aumento de 13,7% no número de notificações nos últimos quatro dias, é a cidade com maior número de casos no Sul de Minas e a segunda no estado, atrás de Montes Claros (7.264). Na última sexta-feira, o prefeito Diego Oliveira decretou situação de emergência em saúde devido à infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

Além de Passos, as notificações de dengue também aumentaram na maioria dos municípios da região. Capitólio, com 551 casos prováveis de dengue, é a segunda cidade com maior número, seguida por São Sebastião do Paraíso (362) e Itaú de Minas (335), municípios da região com mais de cem registros desde o início do ano.

Minas

Minas atingiu 50.101 casos prováveis de dengue nesta segunda-feira, sendo 13.802 confirmados. Segundo a SES, o estado já registrou quatro óbitos confirmados por dengue neste ano e 21 óbitos estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 18.371 casos prováveis da doença, dos quais 4.536 foram confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por Chikungunya em Minas Gerais e um está em investigação. Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 72 casos prováveis. Há um caso confirmado para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.

Piumhi

O departamento de Endemias, junto com a secretaria de Meio Ambiente e departamento de Estradas, realizou mais um dia de mutirão de limpeza no combate à dengue e outras arboviroses, no último sábado, 25. O bairro visitado pela equipe foi o Lagoa de Trás, segundo lugar onde estão sendo registrados os casos de dengue do município. No local, foram retiradas duas cargas e meia de materiais descartáveis e em desuso.

Paraíso

Também no último sábado, 25, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio do Controle de Zoonoses, realizou mais um mutirão de combate à dengue. Desta vez, a ação foi nos bairros Itamaraty e Jardim Alvorada, e contou com a participação de grande parte da população, que retirou materiais dos quintais que estavam acumulando água, ajudando na proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

No dia anterior, sexta-feira, 24, foi realizada na sede do 2º Pelotão de Bombeiros Militares de São Sebastião do Paraíso a reunião do Comitê de Arboviroses, com membros de diversos setores da prefeitura e entidades do município. A reunião foi conduzida pelo coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana, que apresentou as ações realizadas pelo setor no combate à dengue. (Clic Folha)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.