
Na manhã desta quarta-feira (29), um profissional de saúde de São José da Barra (MG), informou que a Unidade Mista de Saúde e os psf ‘s estão com superlotação devido aos prováveis casos de dengue no município.
Segundo o servidor, aproximadamente 30 pacientes estão sendo notificados em 24h, além dos que retornam para tomar soro devido serem diagnosticados com dengue.
“Cerca de 90 a 100 atendimentos estão sendo contabilizados no pronto socorro em 12h e isso é grave, pois precisa constatar se o setor de endemias está batendo o BV fazendo o bloqueio. Com essa epidemia estamos todos sobrecarregados, mas seguimos nos esforçando ao máximo para atender a população. Só tememos um óbito por conta da falta de planejamento na saúde de São José da Barra”, informou o profissional.
O secretário de saúde do município, Paulo Renato Gomes disse que quem atualiza os boletins epidemiológicos diariamente é a enfermeira Weliane.
A enfermeira e chefe da Unidade Mista de Saúde de São José da Barra, Weliane Vilela Silva afirmou que a equipe de endemias trabalha incansavelmente e está fazendo os bloqueios conforme as notificações.
“O boletim desta semana irei divulgar até a próxima sexta-feira. Os psf´s, postos de saúde e pronto socorro realmente estão com superlotação, sendo que 80% dos pacientes são diagnosticados com sintomas de dengue”, citou a enfermeira.
Weliane pede para que cada morador possa fazer parte, tanto na parte de cuidar dos quintais, observando criadouros do aedes aegypti e também nos cuidados com os sintomas que a doença provoca.
“Observem os sinais e sintomas típicos da doença que são dor no corpo, febre, manchas avermelhadas no corpo, náuseas e vômitos. Notou os sintomas? Intensifiquem a hidratação oral, não tome anti-inflamatórios, somente analgésicos como dipirona e paracetamol. Procurem os prontos atendimentos somente em casos de sinais de alerta (vômito persistente, dor abdominal, sangramento de nariz e gengiva)”, finalizou a chefe.
A redação do Jornal Folha Regional entrou em contato com o diretor clínico da Unidade de Saúde Luiz Geraldo Orlandi Pereira, porém até o fechamento da matéria o mesmo não retornou.
De acordo com o boletim epidemiológico da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SER/PASSOS), divulgado na última terça-feira (28), São José da Barra contabilizava 77 casos notificados.