Jornal Folha Regional

Cozinha Mineira é oficialmente patrimônio imaterial de MG

Compartilhe:
Cozinha Mineira é oficialmente patrimônio imaterial de MG – Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (5), data em que celebra o Dia da Gastronomia Mineira, a cozinha mineira, por meio da culinária do milho e da mandioca, agora é oficialmente patrimônio cultural imaterial do estado. O anúncio foi realizado no Palácio da Liberdade pelo Governo de Minas Gerais.

Além desse registro oficializado, o Governo de Minas também lançou o projeto “Cozinha Mineira Patrimônio – Temporada 2023”, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), com uma série de iniciativas com o objetivo de proteger, fomentar e promover os ingredientes, saberes e práticas que constituem a cultura alimentar mineira.

“Teremos qualificação, formação e, sobretudo, festivais gastronômicos. E queremos também fazer um festival internacional da gastronomia mineira. Há todo um projeto de estruturação até outubro de 2023, com várias atividades, linkando várias outras áreas, como a coquetelaria com os drinks, cachaças, vinhos e até azeites”, enumera  Leônidas Oliveira,  secretário de Estado de Cultura e Turismo. 

Registro dos Sistemas Culinários da Cozinha Mineira – O Milho e a Mandioca é de grande relevância para o reconhecimento e a valorização de saberes e práticas desenvolvidos pelos povos originários e tradicionais, como as comunidades indígenas e negras. A contribuição desses povos foi essencial para que a mandioca e o milho constituíssem alguns dos pilares que sustentam a cozinha mineira.

“É a partir da originalidade, trazida, sobretudo, pelos povos indígenas e pelos povos africanos, que nós chamamos de afro-mineiros, que começou, juntamente com os pprtugueses, que começou a fermentar uma cozinha mineira. 

Ele ainda cita de que o Brasil tem mais de 4 mil restaurantes fora de Minas dedicados à cozinha mineira e cerca de 30% do turismo de MG vem da gastronomia. “O turismo gastronômico é um pilar estruturante 

De A

“O fubá que é produzido a partir do milho deu origem ao nosso angu e a diversos outros preparos, como broas, bolos e biscoitos. O registro dos Sistemas Culinários da Cozinha Mineira – o Milho e a Mandioca, reverencia, assim, os povos originários e tradicionais, os fazedores de farinha, que desenvolveram os elementos fundantes da nossa cozinha”, disse Leônidas Oliveira,  secretário de Estado de Cultura e Turismo. 

Cozinha Mineira é oficialmente patrimônio imaterial de MG – Foto: Reprodução

Ações

Além da entrega do dossiê para o Registro dos Sistemas Culinários da Cozinha Mineira – O Milho e a Mandioca, o Iepha realizará a publicação de uma edição dos Cadernos do Patrimônio Cultural dedicada ao tema. A divulgação de peça audiovisual sobre o assunto e de material educativo a ser compartilhado nas escolas, bibliotecas e museus também estão previstas.

Capacitações, por meio das Rodadas do Patrimônio Cultural, promovidas pelo Iepha, também deverão contribuir para a formação de gestores sobre a temática da salvaguarda, incentivando a participação dos mais diversos agentes de patrimônio, em especial, os detentores do saber.   

A realização de um programa voltado à agricultura familiar, contemplando, por exemplo, comunidades ribeirinhas e quilombolas, é outra ação desse eixo. Com o nome Agricultura Familiar e Sustentável, o projeto visa preservar as práticas e conhecimentos transmitidos por gerações enquanto também auxilia essas comunidades na geração de renda de maneira sustentável. Esse trabalho será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.