Jornal Folha Regional

Órgãos públicos realizam ações de combate à violência em São José da Barra

Compartilhe:
Ciclo de conversas contará com a participação da psicóloga Pollyanne Freire./ Foto: Divulgação

O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Prefeitura de São José da Barra, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveram ações para a prevenção da violência doméstica e à promoção da cultura de paz em São José da Barra.

Segundo o Consep, liderado no município pela educadora Maria Albina Zero Morais (Nina), tem se empenhado em apoiar positivamente a segurança pública na Barra, que conta com uma equipe de 16 conselheiros, que contribue na abordagem voltada para a prevenção e promoção de uma cultura de paz e lidando com a questão da violência doméstica.

Segundo o conselho, neste segundo semestre ocorrerão entre agosto e novembro duas ações conjuntas. Uma delas será a realização de um ciclo de conversas voltado para a comunidade e os profissionais do município, com a participação da psicóloga e psicanalista Pollyanne Gonçalves Freire. A outra ação será direcionada aos estudantes da Escola Estadual Juscelino Kubitschek e da Escola Estadual de Furnas, que terá a mediação também de Pollyanne e da terapeuta ocupacional Jaqueline Cardoso.

Conforme o órgão, o projeto intitulado “Tudo começa em casa. E, depois de tudo isso? Um olhar sobre a arte do conviver” é uma proposta das duas profissionais que possuem ampla experiência clínica e estão comprometidas com um trabalho atento as sutilezas e as complexidades das questões relacionadas à saúde mental na região.

Ainda segundo o conselho, as ações objetivam lançar luz sobre as dinâmicas que se originam nos lares e oferecer um cuidado especial às questões de violência, que estão presentes nas relações interpessoais, sejam elas sutis ou mais evidentes.

O ciclo de conversas com a psicóloga Pollyanne Freire inicia na próxima quarta-feira, 9, com uma programação mensal que deve percorrer os bairros de Bom Jesus dos Campos, Furnas, Cachoeira da Laje e Can-Can. Já as ações nas escolas terão início na última semana de agosto e deverão ser concluídas no mês de novembro.

Perspectiva

A discussão sobre esses temas têm se tornado de interesse prioritário para diversos órgãos públicos, incluindo para a Organização das Nações Unidas (ONU), que considera erradicar todas as formas de violência como um dos principais objetivos para o milênio 2000-3000. Essa perspectiva demonstra a magnitude e o impacto da violência na vida contemporânea em escala global. (Clic Folha/Luciene Garcia)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.