Jornal Folha Regional

Vereadora de São José da Barra participa de Audiência Pública sobre a situação da Fundação Gedor Silveira

Compartilhe:
Vereadora de São José da Barra participa de Audiência Pública sobre a situação da Fundação Gedor Silveira – Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quinta-feira (17), acontecey uma Audiência Pública na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso (MG), para tratar sobre a situação que pode causar o fechamento da Fundação Gedor Silveira, uma instituição filantrópica sem fins lucrativos com a missão de levar tratamento psiquiátrico e de dependência química.

A instituição possui 160 leitos, e atualmente seu funcionamento é 90% via SUS, e se encontra em dificuldades para manter o funcionamento devido a baixa arrecadação para o funcionamento. O valor repassado pelo SUS não é suficiente. O presidente do Hospital, Fernando Martins Alvarenga, que assumiu a pouco tempo a direção, ressaltou que o valor recebido pelo sus não cobre a demanda. A Fundação Gedor Silveira, gera cerca de 140 empregos e atualmente tem 130 pacientes internados. Fernando ainda informou que o déficit mensal é de 300 mil reais em média.

O Prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, disse que a prefeitura contribui com o que foi pedido, mas que infelizmente não é o suficiente. E enfatizou que muitas das vezes somente a Fundação Gedor Silveira consegue estabilizar um paciente em surto psicótico, demonstrando assim a importância de seu funcionamento. E o quanto é importante ter uma solução para que não se concretize o fechamento do hospital.

A Promotora de Justiça, Manoela Oliveira, sugeriu a realização de um consórcio público sediado em São Sebastião do Paraíso para rede de saúde mental. O Prefeito de Passos, Diego Oliveira, sugeriu e se comprometeu a realizar uma reunião através da AMEG e convidar os 154 municípios que possui atendimento pelo hospital e propor a contribuição de acordo com a tabela SUS.

A vereadora Erika Machado (PSDB), foi a única representante de São José da Barra (MG) na Audiência Pública e falou sobre a importância da união para que o hospital não seja fechado, e se colocou à disposição para contribuir no que for necessário. Reforçando o quanto é preocupante o possível fechamento do hospital.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.