
A atividade turística em Minas Gerais cresceu 16,1% em julho, em relação ao mesmo mês no ano passado, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgada na última quinta-feira (14). O Estado está atrás apenas da Bahia, que cresceu 21,5%.
No Brasil, o indicador registra um resultado 7,8% acima do mesmo período de 2022, primeiro ano pós-pandemia. O setor de serviços, onde o turismo está inserido, também está maior, operando em 12,8% acima do mesmo mês do ano passado.
A Pesquisa Mensal de Serviços é feita a partir de cálculos ligados a atividades relacionadas ao setor do turismo, como hotéis, transporte (aéreo e rodoviário), agências de viagens, restaurantes e outros. O levantamento reúne 22 dos 166 serviços acompanhados pelo IBGE.
Segundo o levantamento, o movimento positivo foi impulsionado pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, locação de automóveis, restaurantes, serviços de bufê, transporte rodoviário coletivo de passageiros, além de hotéis e agências de viagens.
Dados regionais
De acordo com o índice, os Estados que mais se destacam no crescimento da atividade turística são:
- Bahia: 21,5%
- Minas Gerais: 16,1%
- Rio de Janeiro: 14,0%
- São Paulo: 9,4%
Comparação com Junho
Comparando com junho deste ano, o índice apresentou, no geral, aumento de 0,7%.
Nesse caso, os Estados que se destacam são:
- Bahia (4,4%)
- São Paulo, com alta de 4,2%
- Rio Grande do Sul (1,9%)
- Rio de Janeiro (1,4%)
Os Estados que puxaram o índice para baixo são Distrito Federal (-3,7%) e Espírito Santo (4,4%). Na comparação com o período de pré-pandemia, em fevereiro de 2020, o índice também demonstra alta de 6,2%.