Jornal Folha Regional

Semana Nacional de Trânsito 2023 começa hoje em todo país

Compartilhe:
Semana Nacional de Trânsito 2023 começa hoje em todo país – Imagem: Agência Inova

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito acontece, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro. Convoca-se, nesse momento, todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu para o ano de 2023 é “No trânsito, escolha a vida!”.

No mesmo período, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. “O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais associadas tanto à Semana da Mobilidade quanto à Semana Nacional de Trânsito. Dessa forma, direcionando as campanhas educativas durante este período”, informa a Secretaria.

Momento de ação e reflexão

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito,  a responsabilidade de fazer com que o trânsito seja um ambiente melhor, com menos violência é de todos nós. Não adianta apenas reconhecer os  maus comportamentos no trânsito, é preciso excluí-los por completo.  

O especialista cita ainda que o ser humano costuma testar os limites em praticamente todos os ambientes em que participa. “Testar esses limites no trânsito, onde a maioria absoluta é leiga e quase não conhece as regras é tão sério que mesmo quando a pessoa sabe exatamente o que não pode fazer ela tende a cometer esse deslize, a ir no limite, a desafiar a fiscalização e a regra”, explica.

De acordo com o especialista, é preciso uma tomada de consciência, ou seja, o despertar da percepção dos riscos.

“Quando a pessoa excede o limite de velocidade, faz uma manobra proibida, usa o celular, ou qualquer uma dessas outras atitudes que roubam nossas capacidades de dirigir com segurança, mais do que estar desafiando o sistema, está colocando em risco sua própria segurança”, conclui.

Retrospectiva histórica

Fazendo uma breve retrospectiva histórica, no Brasil, em 1949 se realizou o “I Congresso de Trânsito da Cidade de São Paulo” que tinha como objetivo mudar o então Código Nacional de Trânsito e assim, organizar um programa sistematizado de educação para o trânsito.

Em 1958 foi instituída a Campanha Nacional Educativa de Trânsito e definido o dia 25 de setembro como o “Dia do Trânsito”.

A partir da década de 60 começou a adoção de medidas educativas visando a redução da mortalidade no trânsito.

Em 1966, a Lei nº 5.108 obrigava o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a realizar Campanha Educativa de Trânsito, em todo o território nacional anualmente.

Com a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, estabeleceu-se a Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro anualmente.

Nesse período, através de ações de todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, divulga-se propagandas através das mídias disponíveis. O objetivo é conscientizar os cidadãos em relação ao seu comportamento no trânsito, dessa forma, reduzindo os altos índices de mortalidade no trânsito.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.