Jornal Folha Regional

São josé barrense, estudante de medicina na Argentina, cria perfil no Instagram para auxiliar internautas que desejam fazer intercâmbio

Compartilhe:

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio mostrou que o número de brasileiros que viajaram para fora do país aumentou em 2022. Mesmo com a pausa imposta pela pandemia, até 2019 foram 386 mil brasileiros. No ano passado, o número saltou para 455 mil.

A experiência fora do país traz ganhos diversos para os brasileiros, seja no aprendizado de uma nova língua, na possibilidade de um novo emprego ou até mesmo na possibilidade de cursar um ensino superior, como é o caso da são josé barrense Crislaine Vilela Marques, de 25 anos.

Crislaine residiu no município mineiro sua vida toda, durante 23 anos, quando decidiu se mudar para a Argentina e cursar medicina. Um dos principais motivos da mudança radical foi a dificuldade para ingressar em uma universidade no curso em que desejava.

‘’Como todos sabemos no Brasil é complicadíssimo o ingresso nas faculdades públicas de medicina, os valores para fazer as provas dos vestibulares são altíssimos e muito concorridos. Vejo pessoas estudando por anos e mesmo assim não aprovam, pagam caro para fazer cursinhos, se dedicam e infelizmente desistem da carreira por falta de oportunidade’’, disse a mineira.

Oriunda de uma família humilde, Crislaine não podia pagar uma faculdade de medicina, mas o desejo não a impossibilitou de realizar o que tanto queria.

‘’As faculdades particulares são um rim de caro, infelizmente eu não tinha condições. Sou filha de pessoas humildes e sem condições de pagar 10 mil reais por mês’’, informou.

Cris, como é chamada pelos amigos, reside a dois anos na cidade de Mar del Plata, cerca de 300 km da capital Buenos Aires.

A estudante conta que seu maior desafio foi a mudança repentina da língua. ‘’Para mim fazer curso no exterior foi um grande desafio por conta da cultura e do espanhol, porém não me arrependo em nenhum momento pois estou evoluindo cada vez mais’’.

Para auxiliar os internautas e amigos que desejam realizar um intercâmbio, principalmente para o país dos ‘los hermanos’, Cris criou um perfil no Instagram. Na rede social, além de oferecer dicas e motivações, a estudante ainda mostra sua rotina para quem deseja realizar seu sonho de estudar ou apenas visitar ‘a gringa’.

‘’Criei o perfil Medicina na Argentina (@medicinaarg_) para mostrar um pouco do meu dia a dia, e também para incentivar as pessoas a não desistirem do seus sonhos, pois se torna muito distante da realidade cursar medicina no Brasil, com esse perfil vejo muitas pessoas voltando a sonhar realizar o sonho que talvez por anos lutou e não conseguiu no Brasil. Espero de alguma forma ajudar com motivações, afinal se estou aqui enfrentando esse desafio outros brasileiros também podem, porém não é uma caminhada fácil, todos os dias levanto da cama e peço ajuda a Deus, pois além de cursar medicina, curso em outro idioma’’.

Além da Argentina, Crislaine pretende conhecer outros países para aprimorar seu currículo. ‘’Ainda não decidi se quero voltar para o Brasil para exercer minha profissão, pois estou apaixonada por viver na Argentina’’.

São josé barrense, estudante de medicina na Argentina, cria perfil no Instagram para auxiliar internautas que desejam fazer intercâmbio – Vídeo: redes sociais
São josé barrense, estudante de medicina na Argentina, cria perfil no Instagram para auxiliar internautas que desejam fazer intercâmbio – Vídeo: redes sociais
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não