Jornal Folha Regional

Marinha do Brasil realizará Operação Furnas II em São José da Barra

Compartilhe:
Marinha do Brasil realizará Operação Furnas II em São José da Barra – Foto: Reprodução

Durante os dias de 25 de setembro a 05 de outubro, a Marinha do Brasil, mais uma vez, tem Minas Gerais como cenário de um exercício militar.

A Operação Furnas II, com mais de 700 Marinheiros, Fuzileiros Navais e diversos meios operativos, ocorre em São José da Barra (MG), com o propósito de possibilitar o treinamento de diversas Unidades da Marinha do Brasil.

Marinha do Brasil realizará Operação Furnas II em São José da Barra – Foto: Reprodução

Um dos destaques do Exercício é o estabelecimento de um Centro de Comando e Controle Expedicionário, com a capacidade de prover a adequada consciência situacional da área de operações por meio de Sistemas de Apoio à Decisão, como o Sistema de Consciência Situacional Unificada por Aquisição de Informações Marítimas (SCUA), possibilitando uma maior agilidade no gerenciamento das ações.

No dia 04 de outubro, haverá uma Demonstração Operativa (DemOp) no Lago de Furnas. O evento dará destaque às Operações Ribeirinhas, apresentando os treinamentos de um Desembarque Ribeirinho, com a presença de tropas, voo de drone e transposição de curso d’água, além do uso de diferentes meios operativos da Marinha, como os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) e o helicóptero UH-12 Esquilo.

Marinha do Brasil realizará Operação Furnas II em São José da Barra – Foto: Reprodução

Estarão presentes no dia da Demonstração Operativa, o Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga e o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira, dentre outras autoridades.

Marinha do Brasil realizará Operação Furnas II em São José da Barra – Foto: Reprodução
Compartilhe:

6 respostas para “Marinha do Brasil realizará Operação Furnas II em São José da Barra”

  1. Precisa orientar a população da região sobre hora e lugar prá assistir a demonstração de 04/10 e principalmente quanto às regras de segurança!A população merece e deve prestigiar esse evento que tanto nos honra como mineiros!#passa o GPS!!

    1. Concordo!
      Acredito que a Prefeitura local deva saber maiores detalhes!
      Por se tratar de um espaço público, Lago de Furnas, não creio que a Marinha do Brasil vá restringir o espaço!
      Nos anos anteriores, o local era a Prainha. Por um acaso pude assistir o evento.
      Vale a pena!

  2. Muito bom ter aqui na nossa região um treinamento de tão grande importância,para todo o país com certeza ficamos muito honrados.

  3. Furnas II, ACHO QUE TRÊS OU MAIS, ESTIVE ABRINDO AS MISSÕES AI EM 2020. EM RELAÇÃO A AVISAR AS PESSOAS, SEMPRE É DIVULGADO EM REDES SOCIAIS E JORNAIS Locais QUE A MARINHA ESTA REALIZANDO Exercícios AI .

  4. Adsumus! Sou ex Fuzileiro Naval e acompanhava sempre a passagem dos comboios da Força de Fuzileiros da Esquadra indo para o Pico do Gavião aqui em Três Corações. Selva!

  5. Moro em Furnas e tive o privilégio de ver a mudança na região após a vinda da marinha, e ainda tive o prestígio de ver de perto o treinamento e equipamentos. Parabéns a todas as forças Brasileiras 👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não