Jornal Folha Regional

Samu inaugura novas bases e entrega ambulâncias em Alpinópolis e região

Compartilhe:
Samu inaugura novas bases e entrega ambulâncias em Alpinópolis e região – Foto: divulgação

Nesta quarta-feira, Alpinópolis e Monte Santo de Minas passam a ter bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além dos novos pontos de atuação na região, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) também vai entregar ambulâncias para renovação da frota do Samu em Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Nova Resende e São Roque de Minas.

O secretário-executivo do Cissul/Samu, Felipe Augusto Batista de Souza, aponta que a intenção é ampliar a rede de bases do Samu no Sul de Minas. “Existe um novo projeto, em andamento junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Ministério da Saúde, pleiteando mais 16 novas bases, porém ainda está em fase de discussão e análise. Ainda não temos as definições exatas do número de aprovações e locais”, disse.

Também serão inauguradas, nesta quarta-feira, unidades descentralizadas em Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira e Camanducaia.

Segundo o Cissul/Samu, na renovação de frota serão entregues 30 ambulâncias para as cidades de Aiuruoca, Andradas, Boa Esperança, Carmo do Rio Claro, Cambuí, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Lambari, Cabo Verde, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas e Três Pontas.

A distribuição das bases e de ambulâncias é feita pelo Cissul junto com a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde. “Realizamos uma minuciosa análise sobre os atendimentos e indicadores de todos os municípios consorciados. Essa análise passa por várias discussões entre os conselhos de secretários de saúde dos municípios e é apresentada uma proposta conjunta respaldada por todos os dados levantados. São avaliados dados essenciais para a melhoria do serviço e diminuição do tempo resposta, como, por exemplo, tamanho da população assistida, quantidade de atendimentos, malha viária e se existe vazio assistencial, entre outros dados, que dão embasamento à decisão do Ministério da Saúde, a quem cabe a decisão final”, disse o secretário-executivo do Cissul.

Em agosto deste ano, o Cissul realizou a entrega de ambulâncias para Alfenas, Campos Gerais, Extrema, Guapé, Guaxupé, Lavras, Paraisópolis, Piumhi, Pouso Alegre, Varginha e Santa Rita do Sapucaí e Ouro Fino.

ALPINÓPOLIS

Em Alpinópolis, a prefeitura tem preparado, há um ano, a cidade para receber a base descentralizada do Samu. Segundo o prefeito do município, Rafael Freire, a unidade vai funcionar na antiga rodoviária.

“O projeto obteve a aprovação da proposta pelo Governo de Minas Gerais através da Coordenação Estadual de Serviços Móveis de Urgência e Emergência em 18/10/2019 e, desde então, tem sido realizado os processos para efetivação dos recursos necessários para o funcionamento do serviço, bem como disponibilização de ambulância, materiais, equipamentos e estrutura física para abrigar as equipes”, diz o prefeito.

O município terá uma Unidade de Suporte Básico (USB) e vai contar com oito novos socorristas, que vão atender a diversos tipos de emergências, abrangendo áreas como clínica, cirurgia, trauma, obstetrícia, pediatria, psiquiatria e outros serviços. A equipe de profissionais de saúde será composta por técnicos de enfermagem e um condutor socorrista.

Segundo a administração, a aquisição da ambulância é responsabilidade da União, enquanto a manutenção e o pagamento do efetivo serão divididos com o município. A área de cobertura da base do Samu em Alpinópolis abrange cidades vizinhas e o serviço vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana podendo ser acionado pelo telefone 192.

“Essa ampliação é de extrema importância para que tenhamos ainda mais recursos para cumprir a nobre missão de salvar vidas”, disse Freire. (Clic Folha)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não