Jornal Folha Regional

Projeto da prefeitura de Carmo do Rio Claro que trata de cargos comissionados deve esperar reunião no MP

Compartilhe:
Projeto da prefeitura que trata de cargos comissionados deve esperar reunião no MP – Foto: divulgação

Os componentes da comissão de Legislação, Justiça e Redação Final foram alertados pelo presidente da Câmara de Carmo do Rio Claro (MG), Cristian Reis Leandro (Cristian da ambulância), sobre o prazo de análise do Projeto de Lei Complementar nº13/2023. O PLC trata da adequação de cargos comissionados e visa conferir aos cargos funções condizentes com a ocupação comissionada que seriam de chefia, direção e assessoramento.

O presidente da comissão, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), diz que eles ainda não têm condições de liberar o projeto para votação, pois é um texto extenso, complicado e motivo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) pelo Ministério Público desde 2018.

De acordo com Marcos, o PLC apresenta 25 cargos em comissão (os chamados cargos de confiança) irregulares e propõe a extinção de seis cargos e a adequação dos outros 19. Para a comissão, muitos desses 19 cargos deveriam ser de natureza efetiva, sendo preenchidos por meio de concurso público. “No entendimento da comissão e também do MP, tem muitos cargos que tratam de atribuições de provimento efetivo e que deveriam ser preenchidos por concurso público. E, por outro lado, há realmente cargos de natureza, de provimento em comissão, as atribuições garantem isso, podem ser e devem ser em comissão. Nesse sentido que, com muita calma, sem politizar a questão, estamos tratando com a maior técnica que o tema merece”, explica Marcos.

O vereador informa que a prefeitura solicitou uma audiência no Ministério Público sobre o tema e essa foi agendada para o dia 14 de dezembro. Diante disso, Marcos disse que encaminhará um ofício ao promotor solicitando que os componentes da comissão que está analisando o projeto na Câmara possam participar. Desse modo, a comissão poderá alinhar a matéria conforme os termos da audiência e poderá orientar melhor os demais vereadores no dia da votação do projeto de lei complementar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.