Jornal Folha Regional

Turismo rural: Sul de MG aposta em tradição e cultura mineira para atrair visitantes

Compartilhe:

Minas Gerais é um estado popularmente conhecido pela receptividade do povo, da prosa boa e da culinária típica da região. Mas, conforme apontam dados do Ministério do Turismo, o estado tem se destacado também como o destino mais procurado para a prática de turismo rural e municípios do Sul de Minas têm investido no setor.

O estado é o preferido de 42% dos entrevistados que participaram de uma pesquisa divulgada pelo governo federal.

Apostando nesta tendência do setor de viagens, que deve crescer ainda mais, visto que dados da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural apontaram um crescimento de 50% na procura pelo segmento em todo o país, municípios do Sul de Minas têm investido em atividades do ramo para impulsionar o setor na região.

Gonçalves, Minas Gerais — Foto: Reprodução / Prefeitura de Gonçalves
Gonçalves, Minas Gerais — Foto: Reprodução / Prefeitura de Gonçalves

O objetivo das cidades é expandir o número de visitantes adeptos à prática desta modalidade no Sul de Minas para fomentar economias locais.

E, além de apreciar as riquezas naturais das cidades, os turistas podem visitar fazendas produtoras de café, azeites, leite, uvas e, em alguns casos, conhecer o processo de produção dos derivados desses itens como, por exemplo, os vinhos, doces, queijos e cafés especiais.

Já para os mais aventureiros, o público encontra à disposição trilhas, escaladas em pedras e montanhas, rapel e saltos.

A reportagem destacou alguns dos circuitos disponíveis na região, que mostram o que o interior oferece de melhor em atividades no segmento do turismo rural. Confira:

Gonçalves

Vista parcial de Gonçalves, MG — Foto: Reprodução / Prefeitura de Gonçalves
Vista parcial de Gonçalves, MG — Foto: Reprodução / Prefeitura de Gonçalves

Gonçalves destaca-se pelas belezas naturais e pelo clima subtropical de altitude. A cidade é o roteiro certo para o público que deseja contato com a natureza.

município possui mais de 30 cachoeiras, algumas delas localizadas bem pertinho do Centro, como a Cachoeira do Cruzeiro e a Sete Quedas, onde é possível mergulhar.

E para os que gostam de escalada, as atividades podem ser realizadas em alguns picos e falésias como a Pedra Chanfrada, Pedra do Forno, Mirante do Cruzeiro e Pedra Bonita. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, o município possui 11 pedras que fazem parte do roteiro turístico municipal.

Pedra Bonita, Gonçalves - MG — Foto: Reprodução / Prefeitura
Pedra Bonita, Gonçalves – MG — Foto: Reprodução / Prefeitura

A prática de trekking (caminhada por trilhas), mountain bike, rapel, passeios off road (em estrada de terra), cavalgada em meio a araucárias e outras paisagens deslumbrantes também estão entre as opções disponíveis e mais buscadas na cidade pelo público aventureiro.

Se tratando de gastronomia, o município não deixa a desejar. São muitos os restaurantes de chefs e famílias da região. As cozinhas são diversas, porém, com destaques para oferta de comida brasileira e mineira.

Além disso, muitos restaurantes foram casas de roça adaptadas, proporcionando ao público além de muito sabor, um clima de aconchego na hora das refeições.

Culinária típica mineira em Gonçalves — Foto: Reprodução / Prefeitura
Culinária típica mineira em Gonçalves — Foto: Reprodução / Prefeitura

A Prefeitura de Gonçalves realizou uma pesquisa de demanda, a qual aponta os destinos e pontos turísticos mais procurados pelo público na cidade.

Os destaques são para a Igreja Matriz, no Centro da cidade, visitada por 57,7% dos turistas; para a Cachoeira 7 Quedas, visitada por 49,6% do público e para a Cachoeira do Cruzeiro, procurada por 34,1% dos turistas.

Cachoeira Sete Quedas, Gonçalves - MG — Foto: Reprodução / Prefeitura
Cachoeira Sete Quedas, Gonçalves – MG — Foto: Reprodução / Prefeitura

Dados da pesquisa apontam ainda que para conferir os atrativos, quase 50% dos visitantes permanecem entre 3 e 5 dias na cidade, sendo as pousadas o meio de hospedagem mais procurado pelo público, representando 40% do total

Entre passeios, atividades e hospedagem, pesquisa aponta que 33,9% dos turistas gastam uma média de R$ 101 a R$ 200 por dia.

Andradas

Igreja Matriz de Andradas, MG — Foto: Reprodução / Prefeitura
Igreja Matriz de Andradas, MG — Foto: Reprodução / Prefeitura

Localizada na Serra da Mantiqueira, Andradas tem um relevo montanhoso típico uma altitude média de 940 metros acima do nível do mar. A cidade é popularmente conhecida como a Terra do Vinho por sua tradição vinícola trazida dos imigrantes do norte da Itália e é um dos roteiros turísticos com atrativos propícios para a prática do turismo rural.

Dentre esses atrativos, destacam-se passeios atrelados às atividades agrícolas do município, como café, uva e oliva. Visitas a picos, pedras e complexos de montanhas, entre elas o Pico do Gavião, a Serra do Caracol e a Pedra da Cruz.

Pedra da Cruz, Andradas -MG — Foto: Reprodução / Prefeitura
Pedra da Cruz, Andradas -MG — Foto: Reprodução / Prefeitura

Os mirantes, pesqueiros e pontos turísticos que proporcionem a contemplação do pôr do sol e o contato com a natureza também são roteiros que atraem turistas deste segmento para a cidade.

Segundo a Secretaria de Turismo, a busca dos turistas por propriedades rurais que proporcionem experiências com o processo de produção de azeite, bem como as visitas a vinícolas, cachaçarias e o consumo em restaurantes rurais tipicamente mineiros, são as principais atrações relacionadas ao turismo rural na cidade.

Passeios  em fazendas de oliva estão entre os mais procurados na prática do turismo rural em Andradas, MG — Foto: Divulgação / Prefeitura
Passeios em fazendas de oliva estão entre os mais procurados na prática do turismo rural em Andradas, MG — Foto: Divulgação / Prefeitura

Ainda conforme a pasta, a culinária local também atrai centenas de visitantes à cidade. A cidade criou a Rua Gastronômica, que como o próprio nome sugere, é repleto de bares e restaurantes. E entre os pratos típicos mais procurados na cidade, um dos destaques vai para o Virado de Frango local, Patrimônio Material Cultural do município.

Já sobre hospedagens, o município destaca que além de hotéis, existem diversas pousadas, ranchos e hotéis fazenda e que esses meios de hospedagem estão entre os mais procurados pelo público.

Grande parte destes locais tem vista para montanhas e picos da cidade, ou proporcionam algum tipo de contato com a natureza.

Poços de Caldas

Poços de Caldas — Foto: Divulgação: Prefeitura de Poços de Caldas
Poços de Caldas — Foto: Divulgação: Prefeitura de Poços de Caldas

Envolta por montanhas, Poços de Caldas está localizada em um planalto de formação vulcânica, que surgiu há pelo menos 80 milhões de anos. A cidade, famosa pelas águas termais, é também um dos destinos mais procurados quando o assunto é a vivência do turismo rural no Sul de Minas.

Conforme a Secretaria de Turismo, as buscas mais populares na cidade são por visitas a fazendas produtoras de café, azeite, vinhos e queijos. Além disso, há também uma grande demanda pela prática de esportes de aventura, como trilhas, caminhada, escalada e rapel.

Turismo Rural em Poços de Caldas — Foto: Divulgação / Prefeitura de Poços de Caldas
Turismo Rural em Poços de Caldas — Foto: Divulgação / Prefeitura de Poços de Caldas

Entre os destinos mais procurados para prática das atividades no segmento está a Fazenda Irarema. Uma fazenda centenária que migrou da produção de cafés gourmet para produção de azeite.

No local o turista pode conhecer a fábrica e os processos de produção do azeite, fazer um tour pela fazenda passando pelas oliveiras e, participar de degustação sensorial.

Fazenda Irarema, Poços de Caldas -MG — Foto: Divulgação
Fazenda Irarema, Poços de Caldas -MG — Foto: Divulgação

Outro ponto bastante procurado é Sítio Retiro das Tábuas. O local oferece ao visitante hospedagem rural, visita guiada para conferir a produção de doces artesanais, com destaque para os doces gigantes em peças de 100 kg.

Como rota do turismo rural, turistas podem acompanhar a produção de doces com mais de 100 kgs — Foto: Divulgação
Como rota do turismo rural, turistas podem acompanhar a produção de doces com mais de 100 kgs — Foto: Divulgação

O município possui também diversas cachaçarias que permitem aos interessados conhecer todo o processo de fabricação, desde a colheita da cana, até a maturação nos tonéis de madeira, que conferem coloração e sabor ao produto.

Já para os mais aventureiros, a cidade conta com trekking, passeios de quadriciclo, rapel, escaladas.

Rampa de voo livre, Poços de Caldas (MG) — Foto: Marcos Corrêa
Rampa de voo livre, Poços de Caldas (MG) — Foto: Marcos Corrêa

A culinária é um dos maiores destaques no segmento do turismo rural no município. Entrelaçando sabores, cultura e tradição, há fazendas, pesqueiros e hotéis-fazenda que disponibilizam pratos típicos da culinária mineira, como o tutu de feijão, torresmo e leitoa pururuca.

Um dos maiores símbolos da cozinha mineira tradicional de Poços de Caldas é o Restaurante da Fazenda do Osório. Com fogão à lenha, variada mesa de hortaliças cultivadas na propriedade e sobremesas preparadas na fazenda, o local foi aberto ao público oficialmente em 1990, mas, desde 1986, já atendia por encomenda, principalmente para o preparo do frango caipira ao molho pardo.

Restaurante da Fazenda do Osório, um dos símbolos da comida mineira em Poços de Caldas, MG — Foto: Reprodução/ Prefeitura
Restaurante da Fazenda do Osório, um dos símbolos da comida mineira em Poços de Caldas, MG — Foto: Reprodução/ Prefeitura

A Secretaria de Turismo de Poços de Caldas lançou um roteiro turístico rural, com informações do roteiro disponíveis no site da prefeitura.

Compartilhe:

Uma resposta para “Turismo rural: Sul de MG aposta em tradição e cultura mineira para atrair visitantes”

  1. Bom dia, prezados. Gostaria de levar uma turma de 24 pessoas a Gonçalves. Há possibilidade de ônibus double-deck entrar na cidade?
    Ou teríamos que ir de Van?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não