
Na última quinta-feira (7), professores da rede municipal de ensino que concluíram o curso de “Gestão Democrática Escolar: o papel da diretora e diretor como articulador do processo educativo”, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José da Barra (MG), foram certificados em uma cerimônia realizada na sala de reuniões da prefeitura municipal.
Participaram da entrega dos certificados, a secretária de educação, Marli Ferreira, e membros do Conselho Municipal de Educação.
Pela primeira vez, as escolas municipais de São José da Barra terão os cargos de diretores escolares escolhidos por votação direta com a participação dos servidores e pais.
A eleição direta de diretores promove cada vez mais a participação da comunidade nas decisões coletivas, ponto alto da gestão democrática na educação e tem como objetivo a valorização dos professores e especialistas em educação, fortalecendo o processo de gestão democrática nas escolas.
A eleição acontecerá no dia 17 de dezembro de 2023, nas escolas da rede municipal.
As candidatas
Ambas as escolas municipais, uma única professora será candidata ao cargo de diretora.
A candidata ao cargo de diretora da Escola Municipal Professora Maria Aparecida Passos, no centro da cidade é Ana Paula Figueiredo, na Escola Municipal José Marcelino Pereira, no bairro de Bom Jesus dos Campos, a candidata é Débora Rebollo, a professora, Ivanilda Carvalho, é a candidata para diretora na Escola Municipal Dr. José de Carvalho Faria no bairro de Cachoeira da Lage e no bairro de Furnas, para o cargo de diretora na Escola Municipal Arco Íris, a candidata é Andréia Loureiro.