
O corte da picanha, um dos mais apreciados entre os amantes de churrasco, foi eleito o melhor prato do mundo, segundo o ranking elaborado pelo Taste Atlas uma enciclopédia online reconhecida por avaliar itens gastronômicos.
Divulgado na última quarta-feira (12), a votação reuniu mais de 270 mil avaliações de leitores. A brasileira conquistou o primeiro lugar, com 4.75 de 5 estrelas.
O prato disputou o Top 3 com o roti canai, prato típico da Malásia, com 4.74 estrelas, seguido do refogado tailandês phat kaphrao, que alcançou a terceira posição com 4.73 estrelas.
Outros três pratos brasileiros também aparecem no ranking de 2023, inclusive o tradicional vapatá, da gastronomia nordestina e nortista, que ocupou a 16º posição. O escondidinho e o tutu de feijão ficaram em 58º e 93º lugar, respectivamente.
Veja quais são os 15 melhores pratos do mundo
- Picanha, Brasil
- Roti Canai, Malásia
- Phat kaphrao, Tailândia
- Pizza napolitana, Itália
- Guotie, China
- Khao Soi, Tailândia
- Butter Garlic Naan, India
- Tangbao, China
- Shashlik, Rússia
- Phanaeng Curry, Tailandia
- Pappardelle al cinghiale, Italia
- Ameijoas à Bulhão Pato, Portugal
- Pempek, Indonesia
- Bánh mì Thit, Vietnã
- Tom kha gai, Tailândia
No ranking geral das melhores culinárias do mundo, o Brasil também se destaca, apesar de não estar no TOP 2, ocupando a 12º posição. A cozinha italiana foi a vencedora da vez, seguida pela japonesa, grega, portuguesa e chinesa.