Jornal Folha Regional

Covid-19: Santa Casa de Passos restringe visitas e obriga uso de máscaras

Compartilhe:
Covid-19: Santa Casa de Passos restringe visitas e obriga uso de máscaras - Foto: reprodução
Covid-19: Santa Casa de Passos restringe visitas e obriga uso de máscaras – Foto: reprodução

A Santa Casa de Passos (MG) restringiu as visitas e voltou a obrigar o uso de máscaras de proteção, tanto para profissionais de saúde como para pacientes, acompanhantes e visitantes, devido ao aumento nos casos de covid no município. A obrigatoriedade no uso de máscaras foi adotada na última sexta-feira (19), e as restrições nas visitas, no sábado (20).

Na última quinta-feira (16), a Secretaria de Saúde de Passos adotou a obrigatoriedade do uso de máscaras para trabalhadores das unidades de saúde do município, também devido a aumento nos casos de covid. De acordo com informações da secretaria, a medida foi adotada depois que funcionários que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) testaram positivo para a doença.

Segundo comunicado da Santa Casa assinado pela coordenação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), as restrições a visitas e a obrigatoriedade no uso de máscaras de proteção foram adotadas considerando o aumento de casos confirmados de covid-19 no município. “Faz-se necessário reforçar as medidas de prevenção e controle da transmissão como, uso de máscaras por pacientes e colaboradores e, fortalecimento da higiene de mãos”, informa o documento do hospital

No comunicado, a Santa Casa determina que, desde a última sexta-feira, é obrigatório de uso de máscara pelos profissionais de saúde no ambiente hospitalar e que a medida também é obrigatória para pacientes, acompanhantes e visitantes, que também são orientados a evitar sair do quarto de forma desnecessária.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES), entre 1º e 12 de janeiro o estado registrou 1.328 casos confirmados de covid-19, sendo 709 na primeira semana epidemiológica de 2024, 603 na segunda e 16 na terceira. Na última semana epidemiológica de 2023, foram 84 casos, de acordo com o painel de monitoramento de casos do coronavírus.

Entre 1º e 12 de janeiro deste ano, a SES registrou oito óbitos em decorrência da doença, sendo cinco na primeira semana epidemiológica e três na segunda. Na última semana epidemiológica de 2023, a SES registrou uma morte por covid-19.

Segundo informações da SES, desde 1º de janeiro de 2020, os municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos registraram 125.692 casos de covid e 1.778 mortes em decorrência da doença.

Visitas

De acordo com a Santa Casa estão suspensas, temporariamente, as visitas religiosas, e o hospital proibiu as visitas e acompanhantes com mais de 65 anos de idade, gestantes e pessoas com sintomas gripais. As medidas também incluem a liberação de apenas um acompanhante por paciente e, em casos considerados excepcionais, o setor de serviço social da instituição deverá fazer avaliação.

A medida prevê permissão de acompanhante para idosos, crianças/adolescentes, gestantes e portadores de necessidades especiais e limita a apenas dois horários para troca, sendo apenas um acompanhante por paciente: Das 7h às 08h e das 18h30 às 19h30.

Confira o comunicado:

Via: Clic Folha

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.