Para combater a dengue e a proliferação do mosquito transmissor da doença, autoridades de saúde do Sul de Minas estão disponibilizando canais específicos para denúncias de possíveis focos.
As ações têm acontecidos em cidades como Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha. Entre as medidas estão as denúncias por aplicativos ou por telefone.

Veja abaixo como fazer a denúncia:
Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, a Secretaria de Saúde disponibilizou um WhatsApp e o aplicativo ‘E-Ouve’ que atenderá às denúncias de casos suspeitos de foco de dengue.
- WhatsApp ‘Alô Saúde’: (35) 3114-8127
- Aplicativo ‘E-Ouve’ ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br

A Vigilância em Saúde Ambiental tem realizado ações especialmente nas regiões de maior risco, além das atividades rotineiras de inspeção em locais estratégicos.
Segundo a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), até 9 de fevereiro, Poços de Caldas registrou 48 casos prováveis de dengue, com 25 confirmados e 23 aguardando resultado.
Pouso Alegre
Já em Pouso Alegre, as denúncias podem ser feitas pessoalmente na Central de Atendimento da prefeitura ou por telefone.
- Telefone: (35) 3449-4076 ou (35) 3449-4991
- Endereço: Rua Dionísio Machado, 96, Centro – Pouso Alegre

Pouso Alegre já contabiliza 377 casos prováveis da doença, com 74 confirmações. Os dados consideram registros até 9 de fevereiro, disponíveis no Painel de Monitoramento da SES-MG.
Varginha
Em Varginha, a população pode utilizar o aplicativo ‘Conecta Varginha‘, disponível para download nas lojas de aplicativos.
É possível acessar as opções “Denúncia de Lote Sujo” e “Denúncia de Foco de Dengue” na tela de serviços, seguindo o passo a passo indicado.
- Aplicativo ‘Conecta Varginha’
Download Google Play
Download IOS

Até o momento, Varginha registrou 965 casos prováveis de dengue, com 758 confirmações e dois óbitos em investigação. Os dados até 9 de fevereiro estão no boletim epidemiológico da SES-MG.