Jornal Folha Regional

UPA recebe quase 60% de pacientes a mais devido a casos de dengue em Passos

Compartilhe:
UPA recebe quase 60% de pacientes a mais devido a casos de dengue em Passos – Foto: reprodução

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos (MG) enfrenta uma crescente demanda de pacientes devido ao aumento nos casos de dengue. Em um único dia desta semana, a unidade atendeu quase 60% pacientes a mais. Para lidar com a procura, o horário de atendimento foi estendido e o estoque reforçado.

Normalmente, a UPA atende cerca de 450 pessoas por dia. No entanto, na última segunda-feira (19), a unidade registrou um pico alarmante, com 712 pacientes buscando atendimento; valor que representa um aumento de mais de 58% em comparação com a média diária usual.

De acordo com a direção administrativo, os atendimentos começaram a aumentar desde o dia 10 de fevereiro, com a maioria dos pacientes apresentando sintomas relacionados à dengue.

Em resposta à demanda, a UPA reforçou o quadro de funcionários, contratando cinco técnicos de enfermagem adicionais.

Os profissionais estarão disponíveis para reforçar o atendimento das 17h às 22h, todos os dias da semana, a fim de lidar com o aumento de pacientes, especialmente após o expediente de trabalho, quando a procura tende a ser mais intensa.

Além do reforço na equipe, a UPA também investiu em um estoque maior de soro para hidratação e dipirona para garantir o tratamento adequado aos pacientes.

Quando buscar atendimento?

Rodrigo Brandão, clínico geral da unidade, ressalta a importância de buscar atendimento conforme a gravidade dos sintomas.

“A gente orienta a pacientes que tiverem sintomas mais leves, sintomas clássicos, só dor de cabeça, dor no corpo, uma febre, procurar a unidade básica de saúde, que lá eles têm um suporte para atender e passar as medicações para casa. […] Agora, se estiver passando mais mal, vomitando muito, com sinais de alarme, aí deve procurar a UPA de imediato”, explica.

Para otimizar o diagnóstico e tratamento da dengue, Passos conta com um Centro de Epidemiologia Específico localizado na Avenida da Moda. Lá, os moradores podem realizar testes para detectar a doença, garantindo um acompanhamento adequado e contribuindo para o controle da epidemia.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não