Moradores de São José da Barra (MG) têm relatado a situação da água que está saindo das torneiras desde o início da implantação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A água que deveria sair clara e transparente, está chegando turva, por vezes esbranquiçada ou amarelada.
O problema está sendo percebido em algumas residências na sede do município e no bairro Furnas. Moradores disseram ainda, que a água fica com uma espuma branca se for fervida. Em vídeos enviados ao Jornal Folha Regional, moradores afirmam que não há condições de beber a água, com cheiro e sabor fortes.
“Água está péssima, amarela e um gosto horrível. As pessoas que beberem essa água, ninguém aguenta. Tá demais mesmo. A gente paga caríssimo para usar uma água dessas”, relatou Deikson Henrique.
O problema também está prejudicando as donas de casa que têm mostrado a situação das roupas brancas nas máquinas de lavar.
O que diz o Saae
O diretor do Saae, Anderson de Barros Oliveira, informou que a água está sendo tratada conforme a legislação.
“Quando era a Copasa eles usavam o mínimo exigido de produtos para o tratamento da água e o Saae têm priorizado um tratamento adequado, com isso devido a dosagem de cloro, pode ser que as tubulações que estavam com armazenamento de sujeira estejam sendo limpas e direcionada uma água turva neste momento”, disse o diretor.
De Barros frisou que o Saae conta com canais oficiais, os quais já foram divulgados para a população para que possam receber as devidas reclamações e assim a equipe atuar e verificar o que realmente está acontecendo.
Prefeito se pronuncia
Na manhã desta segunda-feira (26), o prefeito de São José da Barra, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, informou por meio de um vídeo gravado na frente do Saae, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Deusmar Raimundo de Moraes e o Diretor da Autarquia, Anderson de Barros, que eles estiveram na Estação de Tratamento de Água (ETA) e que a água está saindo limpa para a população e recebendo os devidos tratamentos por meio da Química responsável.
Moradores marcam protesto pacífico
Os moradores de São José da Barra marcaram de se encontrarem na prefeitura às 13h desta segunda-feira, para que possam buscar respostas e soluções para o problema que se alastra por meses.


