Jornal Folha Regional

Médico distribui mudas de árvores a cada parto que realiza: ”preservo o futuro da criança”

Compartilhe:
Médico planta uma árvore a cada parto que realiza: ''preservo o futuro da criança'' - Foto: arquivo pessoal
Médico planta uma árvore a cada parto que realiza: ”preservo o futuro da criança” – Foto: arquivo pessoal

A ideia surgiu em 2001, quando o médico Calixto Felipe Hueb teve a ideia de transformar o momento do nascimento em algo marcante e importante. Assim, ele decidiu presentear a família com uma muda, fazendo com que criança e planta cresçam juntas. Hoje o projeto ganhou força e se chama “Plantar”.

Segundo o médico, apenas realizar o parto lhe dava a sensação de que aquilo tudo era muito frio e sem emoção, por isso decidiu desenvolver uma forma própria de fazer os nascimentos. Ele entrega um diploma de mãe, com a foto do recém-nascido, e uma muda de árvore, para que contribua com o meio ambiente, ajudando a preservar o futuro das crianças.

Na época em que teve a ideia, Calixto revela que muitas pessoas o desencorajaram, pois todas acreditavam que seu projeto não funcionaria. Mas o médico não deu ouvidos e, no início, pagava todas as mudas frutíferas e não frutíferas com o próprio dinheiro.

Médico planta uma árvore a cada parto que realiza: ''preservo o futuro da criança'' - Foto: arquivo pessoal
Médico planta uma árvore a cada parto que realiza: ”preservo o futuro da criança” – Foto: arquivo pessoal

Mas, em 2014, sua ideia se transformou em um projeto de lei. A prefeitura passou a pagar por todas as mudas, e todos os bebês ganham a própria árvore assim que nascem. Todos os médicos da maternidade passaram a integrar o projeto, que trabalha a vida e a preservação ambiental.

Calixto conta que, assim que são presenteadas, estabelece-se um laço das mães com o médico, que fazem questão de manter contato, seja pelas redes sociais ou pessoalmente. Muitas enviam fotos mostrando o crescimento da criança e da árvore, e ele se sente muito feliz e orgulhoso por perceber que o projeto deu certo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.