
No final da tarde do último sábado (18), um jovem, de 21 anos, foi atingido na coxa por um disparo de arma de fogo após resistir a prisão, em Ibiraci (MG). O fato aconteceu após o indivíduo tentar pegar a arma de uma policial militar.
A Polícia Militar recebeu um chamado de um investigador da Polícia Civil, informando que havia um indivíduo com mandado de prisão em aberto, transitando com uma motocicleta nas proximidades do bairro Alto da Boa Vista.
Segundo a PM, durante o patrulhamento, a guarnição avistou a referida motocicleta e o indivíduo, acompanhado por um menor de idade, sentados próximos a um trailer.
De acordo com os militares, uma policial deu a ordem verbal por duas vezes, para que o indivíduo, com mandado de prisão, colocasse as mãos na cabeça, porém os pedidos não foram atendidos.
Um dos militares tentou imobilizar o indivíduo, que permaneceu resistindo à prisão, tentando fugir. A sargento, que estava realizando a segurança com a arma em guarda baixa, aproximou-se para ajudar na ação. O autor então, puxou a arma, uma pistola imbel .40, das mãos da militar, oportunidade em que foi realizado um disparo que atingiu a coxa esquerda do indivíduo. Conforme a PM, o disparo foi necessário para quebrar a resistência e evitar mal maior ao abordado e a equipe policial.
Mesmo ferido, o jovem continuou resistindo à prisão, mas foi algemado e socorrido pela própria guarnição ao pronto-socorro local.
No hospital, uma testemunha afirmou que ouviu o autor dizer que ”aqui se faz, aqui se paga”, proferindo ameaças aos policiais.
O indivíduo sofreu uma perfuração no membro inferior esquerdo (coxa da perna esquerda). Ele foi transferido para Passos (MG). Os militares não sofreram lesões.
O armamento utilizado e a capsula deflagrada, que permaneceu no interior da arma devido ao autor ter segurado o armamento no momento do disparo, foram apreendidos para posteriormente ser periciado.