
O prefeito de Passos (MG), Diego Rodrigo de Oliveira, é um dos convidados especiais do 52º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), que teve início no dia 20 e segue até o 24 de maio, no Taiwan Centro de Eventos – Ribeirão Preto (SP). A participação de Diego Oliveira será nesta terça-feira (21), das 8h30 às 12h, no Painel – Oportunidades e desafios da prestação direta dos serviços de saneamento básico na visão dos Prefeitos.
O painel será coordenado pelo Presidente da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista e participam os prefeitos de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, o anfitrião; de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo; de Itu (SP), Guilherme Gazzola e o prefeito de Poços de Caldas (MG), Sérgio Azevedo.
O SAAE de Passos vem se destacando na gestão do saneamento. São mais de 47 mil residências que recebem diariamente água tratada e de altíssima qualidade.
Atualmente são coletados cerca de 16 milhões de litros/dia de esgoto e tratado em média 11 milhões de litros/dia, representando 97% de esgoto coletado e cerca de 68% tratado. Com a elevatória do São Domingos, para os próximos meses, o município vai passar para 88% de tratamento, faltando pouco para a universalização do saneamento, preconizado pelo governo municipal para o ano de 2033.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Antonio Porto, coleta água do Ribeirão Bocaina, sendo responsável pelo abastecimento de 62% da população passense, tratando cerca de 23 milhões de litros de água por dia com uma média de 220 l/s, chegando à máxima de 360 litros por segundo.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Complexo Otaliro Silveira (Rio Grande) coleta água do Rio Grande e faz o tratamento de água de cerca de 13,5 milhões por dia, com média de 150 litros por segundo chegando à máxima de 200 litros segundo, abastecendo cerca de 37% da população. Atualmente Passos tem quase 100% de água tratada.