Jornal Folha Regional

Professores da Uemg encerram greve; aulas voltam dia 2 de julho

Compartilhe:
Durante a greve, foi aprovado PL para construção de restaurantes universitários na Uemg – Foto: Reprodução

Em assembleia realizada na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em Belo Horizonte, na última quarta-feira (26), professores da instituição decidiram pelo fim da greve, que completou 56 dias ontem.

Segundo informações do vice-diretor da unidade Passos, Vinícius D’Ávila, a votação contou com 152 votos a favor da suspensão da greve, 47 contra e uma abstenção. Ainda de acordo com D’Ávila, o retorno das aulas está previsto para a próxima terça-feira, 2 de julho.

Segundo a Associação dos/as Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg), a proposta de suspensão da greve foi embasada em dois pontos: primeiro, o avanço e o esgotamento das possibilidades objetivas de negociação com o Governo Zema; segundo, pela efetivação do corte da ajuda de custo e a necessidade de impor uma Ação Judicial para buscar reverter o corte efetuado.

“Sobre a segunda questão cabe destacar que desde o início da greve havia uma ameaça real do corte no valor da ajuda de custo. Infelizmente esta ameaça se efetivou a partir do dia 20/06/2024, com o fechamento da operação da folha de pessoal da Uemg, publicou a Associação.

De acordo com a Aduemg, as principais conquistas do movimento grevista foram: o cronograma de concursos públicos para docentes, técnicos administrativos e analistas; a garantia do pagamento por titulação dos contratados; a manutenção da ajuda de custo em casos de licenças (luto, saúde, maternidade e paternidade) no PL 2.309/24; a elaboração de uma proposta de lei sobre a Dedicação Exclusiva e às gratificações por titulação por meio do Grupo de Trabalho; a aprovação do projeto de lei 1371/2023 que construirá os primeiros restaurantes universitários da Uemg; a formação do Grupo de Trabalho para alteração do regime de trabalho de 20 para 40 horas, tripartite; e a recomposição orçamentária parcial de seis milhões para a volta das bolsas de pesquisa de professores. (Clic Folha)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não