Jornal Folha Regional

Estudantes capacitados no Butantan ganham medalhas de prata e bronze em Olimpíada Internacional de Biologia no Cazaquistão

Compartilhe:
Estudantes capacitados no Butantan ganham medalhas de prata e bronze em Olimpíada Internacional de Biologia no Cazaquistão - Foto: divulgação
Estudantes capacitados no Butantan ganham medalhas de prata e bronze em Olimpíada Internacional de Biologia no Cazaquistão – Foto: divulgação

Estudantes brasileiros fizeram bonito na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que aconteceu no último sábado (13), e faturaram medalhas de prata e bronze.

Capacitados no Butantan, os jovens foram até o Cazaquistão, onde disputaram a competição. A delegação era formada por quatro estudantes do Ensino Médio, medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).

Alexandre Andrade de Almeida e Iara Vieira Vitarelli levaram prata, enquanto Clara Nakata de Carvalho, trouxe um bronze na bagagem. Esse foi o melhor resultado entre os países ibero-americanos.

Estudantes capacitados no Butantan ganham medalhas de prata e bronze em Olimpíada Internacional de Biologia no Cazaquistão - Foto: divulgação
Estudantes capacitados no Butantan ganham medalhas de prata e bronze em Olimpíada Internacional de Biologia no Cazaquistão – Foto: divulgação

A preparação no Butantan

Os 16 melhores estudantes na Olimpíada Brasileira de Biologia passaram por uma capacitação exclusiva no Butantan.

Com uma semana de duração, eles assistiram aulas teóricas e práticas nos laboratórios da Instituição. Tudo isso foi ministrado por pesquisadores renomados do Butantan.

Ao final do curso, os alunos foram submetidos a uma prova classificatória. Os que ficaram entre o 1° e 4°, foram para a IBO. Já os que ficaram entre o 5° e 8° estão classificados para a Olimpíada Iberoamericana de Biologia (OIAB), marcada para setembro em Cuba.

Turminha fez bonito

E eles estavam muito bem preparados. Conseguiram três medalhas e voltaram para o Brasil cheios de moral.

Os alunos foram acompanhados por dois pesquisadores do Butantan, José Ricardo Jensen e Milton Y Nishiyama Jr.

Segundo Milton, a participação dos jovens no evento é muito importante para o futuro.

“A olimpíada desperta um desejo natural de conhecimento e engajamento acadêmico global, oferecendo experiências culturais e conexões intercontinentais”, explicou.

Vaga em universidade

A importância da participação vai além do crescimento como profissional, ela também pode abrir portas.

Isso porque algumas instituições de Ensino Superior permitem o ingresso de candidatos medalhistas sem a necessidade de vestibular.

A Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), são algumas delas.

Parabéns aos três vencedores.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.