Jornal Folha Regional

Vaca Gir Leiteiro de São José da Barra bate recorde mundial de produção de leite

Compartilhe:
Vaca Gir Leiteiro de São José da Barra bate recorde mundial de produção de leite - Foto: arquivo pessoal
Vaca Gir Leiteiro de São José da Barra bate recorde mundial de produção de leite – Foto: arquivo pessoal

Um novo recorde foi batido durante o Concurso Leiteiro da 2ª ExpoLeite. A exposição foi realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) entre os dias 21 e 25 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A vaca Darlin FIV da Cabo Verde bateu a marca mundial de produção de leite da raça Gir Leiteiro, atingindo surpreendentes 84,540 kg de média.

Para se alcançar um resultado assim, é preciso muito trabalho e uma equipe competente e alinhada.

“É uma emoção muito grande poder consagrar o trabalho que o meu avô iniciou e estar à frente da Fazenda São José do Can Can, com toda minha família, coordenando esse trabalho”, comemora o gestor da propriedade, Rodrigo Coelho.

Além de, claro, muita fé. Durante todo o torneio, o tratador Carlos Henrique manteve uma imagem de Nossa Senhora Aparecida acompanhando o concurso no pavilhão.

“Carrego ela para qualquer lugar que vou – sou muito devoto de Nossa Senhora Aparecida e ela está sempre comigo e com os animais”, conta.

Um feito emocionante, que reforça a aptidão das raças zebuínas para a produção de leite.

“Isto é uma satisfação enorme, sensação de dever cumprido de um programa de melhoramento, de 40 anos de trabalho, de criadores, selecionadores, para se chegar a este resultado”, aponta Sílvio Queiroz, membro do conselho diretivo da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL).

No Concurso Leiteiro, na raça Gir Leiteiro, a Darlin FIV levou os títulos de Grande Campeã e Campeã Vaca Adulta. Na categoria Fêmea Jovem, a vencedora foi a Virtuosa FIV, da Fazenda Mutum, com uma média de 58,823 kg. Na categoria Vaca Jovem, Itatiba FIV, da Cabo Verde, venceu com a média de 61,043 kg.

Da raça Girolando, a Campeã Vaca Adulta foi a Solar do Engenho Garoa, com uma média de 95,803 kg.

​​Para chegar nessas vencedoras, foram realizadas dez ordenhas oficiais, com a maior produção descartada e as outras nove somadas, definindo assim a média e a campeã de cada categoria. Nesta edição da ExpoLeite, participaram do Torneio Leiteiro 34 matrizes de diversas partes do país.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.