
Um novo trem turístico do Sudeste, que liga o Rio de Janeiro a Minas Gerais, deve começar a operar a partir de junho de 2025. Uma verdadeira viagem charmosa aos encantos do interior desses dois Estados.
Após anos de planejamento, o projeto saiu do papel. Na última quarta-feira, o Contrato Operacional Específico (COE) foi assinado em Brasília com representantes de vários setores envolvidos.
Inicialmente o percurso terá um total de 37 quilômetros, ligando as cidades de Chiador e Sapucaia, em Minas, a Três Rios, no Rio. A locomotiva tem espaço para até 837 passageiros. Para o futuro, os responsáveis querem incluir mais cinco cidades mineiras, totalizando 160 quilômetros de rota turística.
Experiência incrível
O trajeto, de 37 quilômetros, é uma verdadeira experiência de imersão na história e natureza.
Durante a viagem, os passageiros vão passar pela represa de Furnas, ver montanhas, rios e várias áreas verdes. Além disso, a locomotiva vai conectar cidades históricas, com igrejas centenárias, casarões do período colonial e muito artesanato. Eu sei que turista adora artesanato!
COE assinado
Na cerimônia de assinatura do COE, estavam presentes representantes do Ministérios dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terres e da Oscip Amigos do Trem, responsáveis por idealizar a linha.
“Hoje celebramos a tão esperada assinatura do COE, o documento essencial para que o projeto do Trem Turístico Rio-Minas avance com segurança e credibilidade”, disse a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público no Instagram.
A Oscip ainda destacou que, “a assinatura do COE representa o compromisso oficial com a viabilidade técnica e operacional do trem, trazendo ainda mais força e legitimidade a essa iniciativa tão sonhada.”
Projeto antigo
A ideia do trem turístico nasce lá em 2016, quando Paulo Henrique do Nascimento, fundador da Oscip Amigos do Trem, tinha um sonho de reativar trechos ferroviários históricos.
Com a ajuda de um grupo empresarial, que investiu R$ 1 milhão, a Amigos do Trem adquiriu 15 carros de passageiros e seis locomotivas.
Em 2018 o grupo realizou uma viagem teste, que foi considerada um sucesso.
Próximos passos
Agora, com a aprovação do COE, o sonho está bem próximo de se tornar realidade.
O empreendimento conta com R$ 36 milhões da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), responsável por recuperar os trechos.
Para o futuro, estão previstas a inspeção das locomotivas, dos carros dos passageiros e de toda a linha férrea.
A melhor coisa que vocês está fazendo para envidar de acidente no anel retirar os caminhões, carreta, carreta bitrem, o trem pode transportar carga,passageiros, gado porco ,e outros tipo de carga já passou da hora de vocês fazer isso tem que esvaziar as rodovias deixar somente carros pequenos e camionete transitando aí vai acabar com os acidentes
Verdade orlando e já percebeu que a maioria dos acidentes nas rodovias tem caminhões envolvidos ? Os motoristas ou estão bêbados ou cheios de rebites e com isso pouco se importam se vão matar famílias inteiras. Se o Brasil retificasse sua ferrovias tirariamos das estradas um monte de caminhoes concordas ?
Senhores,
Trem turístico, atrai o quê? R- Turistas.
Os que movem a economia, em qualquer setor. Um país extensão continental que acabou com as ferrovias sem consultar seus cidadãos por um plebiscito, como isso foi possível? Espero que ainda recuperem alguns e muito rápido, por suas incoerências.
Vai trazer muitos turistas, muitos empregos, receita para as cidades os hotéis vão fatura muito mais, Parabéns aos idealizadores desse projeto.
Pena , que p trajeto será tão curto!
Bem-vindo!
Tinha que passar por Belo Horizonte
também.
Nesse caso, teríamos de ter transporte de “primeiro mundo” com trens velozes pois seria uma ligação entre duas metrópoles. Eu sou Belo Horizontino mas, a necessidade desse tipo de modal por enquanto na minha opinião, é somente no eixo Rio-São Paulo. O trecho “Vitória-Minas” poderia contemplar algo dessa magnitude também pois a produção mineira escoa para o ES e a temporada de férias da maioria dos belo horizontinos como eu, fica na Grande Vitória, apesar de a cidade carioca ser mais perto. Sonhar não paga imposto mas, todo tipo de meio de transporte a se pensar em qualquer lugar do mundo, precisa-se de um estudo de viabilidade e principalmente estudo de demanda para que no fim nenhum mega projeto se torne um elefante branco. No mais, eu estou totalmente de acordo e em concordância com ESTE PROJETO por enquanto. Obrigado!
Viajei com a família no feriado de outubro na linha BH-Vitoria. Experiência sensacional, 12 h de viagem aproximadamente passando por trechos diferentes dos que conhecemos das rodovias. Túneis, matas, margem do Rio Doces, etc. Ótimo custo benefício: passagem de 105,00 na classe executiva. Poltronas confortáveis com conexão de fone de ouvido e carregador de celular individual, TV passando filme pra distrair, ar condicionado potente. Tem vagão restaurante que serve lanches e refeições, além de um ótimo café espresso com pão de queijo mineiro. Infelizmente é a única linha de longa distância que tem rota diária no Brasil. Precisava ter mais, teria público, as 14 composições estavam ocupadas. Obs: preço da classe econômica é 75,00 mas não compensa, pela pequena diferença melhor usufruir dos benefícios da executiva.
E Só Reativar todo O trecho da Linha Mineira que vem da Região de Belo Horizonte, Região do Contorno Ferroviário nem Burnier, Passa por Mariana, Ouro Preto, São Pedro dos Ferros, Região de Viçosa, Ponte Nova, Visconde do Rio Branco, UbA, Astolfo Dutra, Dona Euzébia , Pricipamente no Município de Cataguazes Em Sinimbú que tem a APA onde Acontece Vários Eventos Artísticos e Ambientais onde Tem Estrutura de Estação Ferroviária E Armazéns Onde A Alcan Utilizava para Transbordo da Bauxita da Represa Santa Tereza em Itamaraty de Minas, Também ainda no Município de Cataguazes Barão de Camargos Que Tem Toda Estrutura do Novo Pátio de Manobras da antiga RFFSA 7 _a Divisão EFL Estradas de Ferro Leopoldina e o Grande Apontador de Minério da CBA Companhia Brasileira De Alumínio onde era Transportada para Aliminiun , na Região de Marinnck no Estado de São Paulo, Através também da Vida Principal da EF Leopoldina Até Paraíba do Sul em outro Aportado da CBA E Transbordado operadora FCA Ferrovia Centro Atlântica VLI ,para A Linha Da Conexão Com terceira Linha para Volta Redonda Ferrovia do Aço Operadora MRS Logística até como já falei Até a Cidade De Aliminiun SP Onde Localiza A Eletro metalúrgica da CBA Grupo Votorantim Metais e na região de Marinnck SP.
A Mesma Estrada de Ferro Leopoldina Que Passa No Centro da Cidade de Cataguazes , Berço do Cinema Nacional, Inclusive até um Atualmente Importante Polo Áudio Visual, Com diversas Produtoras de Cinema , Além de Cidade Altamente Industrializada, E Sede Do Grupo Energisa, Amém de Ser A Cidade Brasileira da Escola De Artes , Literatura e Principalmente Arquitetura Moderna , Com Sítio de Obras Modernista e Pinacoteca De Artistas Famosos Mundialmente Como Candido Portinari , Jean Zack, Dijanira, De Giorgio e Outros , Arcervo Modernista Tombado Pelo IPHAN, Em Um Centro Histórico com obras para Todo lado, Completa com a Ferrovia A Estação Ferroviária Tombada e Recuperada Como Patrimônio Artístico e Cultural, pelo Município de Cataguazes que Detém sua Propriedade E Que Toda Plataforma Ferroviário Muito Bem Preservada e que pode ser usada na sala de Embarque para uso do Trem Turístico. Como Também bA Chácara Dona Catarina Importante Parque No Centro né em Frente Estação Ferroviária Ambos Prédios Tombados e Recuperados onde Funciona Setores da Importante Secretaria Municipal de Cultura.
Desta Linha e Continuação da Linha Mineira, A Estrada de Ferro Leopoldina, Segue em Direção A Recreio MG, Cisneiros Palma MG e segue na Também Linha Principal Da EFL Estradas de Ferro Leopoldina Passando por Diversas Cidades, Rio de Janeiro, Como Miracema, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Na Baltasar , Itaocara Região de Cambuci, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Até São João da Barra , pode ser Aproveita Revitalizada Reestruturada para Além de Abrigar Trem Turístico ,Cargas E Transporte Ligando Porto do Açu Em São João da Barra, e Outros Portos em Quissamã, Terminal Portuário Petrolífera Da Petrobras e Pré Sal, Com do Porto Em Construção na Praia das Neves em Presidente Kennedy ES Onde Vindo de Vitória, Cariacica,Vila Velha A Nova Estrada de Ferro Vitória Rio Ferrovia 118 , Que Até Anchieta bSeea Construída e Operada pela Vale e De Anchieta, Piúma ES, Itapemirim, Região de Marataízes, Presidente Kennedy , São João da Barra, A Ferrovia 118 será Licitada Sua Construção e Operação, Ainda Este Ano, Com Audiência Públicas Marcadas , para Construir a EFF 118 que Ligará O Porto De Vitória o Porto de Ubu,De Presidente Kennedy, E Açu em São João da Barra RJ a Nova Iguaçu No Río de Janeiro. Sento Incluída a Revitalização dos Trechos desativados no Estado do Rio de Janeiro naquela região e Espírito Santo. Portanto é Importante que Minas Gerais se Posicionar Para Também Reativar, Restaurar Nossas Vidas Ferroviárias Que A FCA VLI Desativou ou paralisou, Porque Nossa Malha Ferroviária Principal Da EFL Estrada de Ferro Real Leopoldina , Que foi Muito Bem Construída pelos Ingleses no Fim Século XIX e Início do Século XX, Sejam Reativadas porque São Importantes Vias Ferroviária Para Transporte de Cargas e Passageiros e Turístico porque Nossas Cidades Nasceram, Cresceram e se Desenvolveram Pelos Trilhos da Estrada Real Britânica Leopoldina Que Liga Belo Horizonte A Rio Passando por Diversas cidades de Minas Gerais, Cataguazes, Tanto em Direção a Campos dos Goytacazes, Quanto em Direção e Porto de Septiba no Rio De Janeiro. Merece ser Reativado Restaurado porque nossos futuro é sobre Trilhos e Estes já e vc encontram construídos , Não Precisam de Licença demoras Ambientais, Nem Tão Pouco Desapropriação de áreas para sua Construção, Além de Ser para Já sua operação, Através da Reativação, Restauração é Colocar desde Aparecida de Goiás , Região de Brasília DF Polo Graneleiro Até nossos Portos e A Tão Sonhada Ferrovia Leste Oeste Do Governo Federal no Tempo Sarney.
Outro Atrativo para Minas Gerais é a Instalação de Um Porto Seco No Município de Cataguazes, O Que proporcionaria a Indústria Tanto de Cataguazes Ubá E Tida Região Interligada Ao Modal Aeroporto Regional da Zona da Mata Exportamos Nossos Produtos Para Tô o país e Para O Exterior como já o Fazemos, Nas Com um Diferencial Pagar o Imposto de Exportação be Importação Aqui. O que Beneficiará Minas e Tida Região e Incentivaram a Recuperação Econômica de Tida Zona da Mata Mineira.
Só dá para acreditar depois do início do serviço pelo menos por um ano.
A LOCOMOTIVA tem espaço para dois profissionais apenas
Boa noite! Vamos para pergunta que mais interessa ao público: quanto custará aproximadamente a passagem deste trem?
Andei na rota BH – Vitória em outubro, custo de 105,00 no trecho completo, Classe executiva, com ar condicionado, carregador de celular e fone de ouvido em todas poltronas, tv, vagão restaurante, etc -aproximadamente 12 h de viagem. Metade do custo do ônibus.
E o tanto q esse governo rouba em impostos e multas, blitz ,não fazem mais do q obrigação, bando de ladrões q só favorecem as eles próprios por nem o trabalhador honesto tem dignidade nesse país q só tem sujeira
Comentário ridículo de Bolsonaristas que não tem o que falar e fica repetindo que nem papagaio sem qualquer conexão com a realidade. Vai orar pra pneu e para de encher o saco!
Tá revoltado? O quê tem a ver um trem turístico com sua raiva. É o começo e espero que dê muito certo e seja expandido por toda a Zona da Mata e Estado do Rio. Chega de ódio.
Quero saber da linha que existia nos anos 90 entre a Estação Leopoldina, no Centro, até Campos, passando por Macaé… o trem ia lotado de trabalhadores que embarcavam nas Plataformas da Bacia de Campos… eu era um deles.
Saia às 23horas do Rio e chegava em Macaé por volta das 6h da manhã… era uma viagem muito tranquila, gostosa… eu e os amigos íamos sentados no vagão restaurante comendo uns tira-gostos com cervejas e refrigerantes.
Boa noite!
Aguardando com ansiedade desde 2016.
Quero muito fazer essa viagem e futuramente até Cataguases.
Amei a ideia..acho que inclusive mais trechos e mais cidades no proximos anos deveriam tbm se beneficiarem deste tipo de transporte. Moro em Itabirito..MG e anos atrás aqui tbm passava uma linha de trem. Os governantes teriam de unirem forças e fazerem acontecer com força o transporte ferroviário..muitos acidentes seriam evitados e as rodovias ficariam mais conservadas.
Minha família veio de Ouro Preto, MG para o RJ na década de 50 e eu viajei de carona de trem cargueiro do RJ até Conselheiro Lafayete (MG) em 1987 e não cheguei onde queria (Ouro Preto) pq fui “convidado” a sair do trem, sob ameaça de prisão. Éramos 03 amigos num vagão de minério sujo, que gelava no frio noturno e fervia sob o sol da tarde. Aventura inesquecível!
Espero ansioso por essa realização, pois sou apaixonado por trens e meu pai era ferroviário, funcionário da RRFSA e minha família sempre passeava pelos trilhos de Minas.
Corrigindo: RFFSA – Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima.
Corrigindo:
RFFSA – Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima.
Seria oportuno, pensar-se também, num trem turístico, para quando for possível, ligando Belo Horizonte, ao Rio de Janeiro, passando por Juiz de Fora, e aproveitando-se, a ferrovia já existente.
No início, para ajudar no faturamento, se necessário, o trem turístico, poderia levar também vagões de carga, no final da composição. É um assunto discutível, que teria que ser analisado, junto com a Concessionária do trecho.
Eduardo Theobaldo de Oliveira.
Continuação do Comentário: Parece que os vagões de luxo, de passageiros, do antigo trem Vera Cruz ( Belo Horizonte-Rio de Janeiro ) estão guardados, em galpões da ferrovia, no bairro Horto, em Belo Horizonte.
Eduardo Theobaldo de Oliveira.
Complementação de Comentário Anterior:
Parece que os vagões de luxo, para passageiros, do antigo trem Vera Cruz (de aço inoxidável) estão guardados, em galpão da ferrovia, no bairro Horto, em Belo Horizonte – MG. Talvez isto ajudasse, em alguma coisa !
Eduardo Theobaldo de Oliveira
Chiador, Sapucaia e Três Rios são do estado do Rio de Janeiro. Qual seria a cidade mineira? Além Paraíba?
Quero trabalhar cantando nesse trem. Onde me inscrevo?
Está incluso também o retorno da linha Barra Mansa a Ribeirão Vermelho? Lindo trecho. Belíssimo passeio.
E Só Reativar todo O trecho da Linha Mineira que vem da Região de Belo Horizonte, Região do Contorno Ferroviário nem Burnier, Passa por Mariana, Ouro Preto, São Pedro dos Ferros, Região de Viçosa, Ponte Nova, Visconde do Rio Branco, UbA, Astolfo Dutra, Dona Euzébia , Pricipamente no Município de Cataguazes Em Sinimbú que tem a APA onde Acontece Vários Eventos Artísticos e Ambientais onde Tem Estrutura de Estação Ferroviária E Armazéns Onde A Alcan Utilizava para Transbordo da Bauxita da Represa Santa Tereza em Itamaraty de Minas, Também ainda no Município de Cataguazes Barão de Camargos Que Tem Toda Estrutura do Novo Pátio de Manobras da antiga RFFSA 7 _a Divisão EFL Estradas de Ferro Leopoldina e o Grande Apontador de Minério da CBA Companhia Brasileira De Alumínio onde era Transportada para Aliminiun , na Região de Marinnck no Estado de São Paulo, Através também da Vida Principal da EF Leopoldina Até Paraíba do Sul em outro Aportado da CBA E Transbordado operadora FCA Ferrovia Centro Atlântica VLI ,para A Linha Da Conexão Com terceira Linha para Volta Redonda Ferrovia do Aço Operadora MRS Logística até como já falei Até a Cidade De Aliminiun SP Onde Localiza A Eletro metalúrgica da CBA Grupo Votorantim Metais e na região de Marinnck SP.
A Mesma Estrada de Ferro Leopoldina Que Passa No Centro da Cidade de Cataguazes , Berço do Cinema Nacional, Inclusive até um Atualmente Importante Polo Áudio Visual, Com diversas Produtoras de Cinema , Além de Cidade Altamente Industrializada, E Sede Do Grupo Energisa, Amém de Ser A Cidade Brasileira da Escola De Artes , Literatura e Principalmente Arquitetura Moderna , Com Sítio de Obras Modernista e Pinacoteca De Artistas Famosos Mundialmente Como Candido Portinari , Jean Zack, Dijanira, De Giorgio e Outros , Arcervo Modernista Tombado Pelo IPHAN, Em Um Centro Histórico com obras para Todo lado, Completa com a Ferrovia A Estação Ferroviária Tombada e Recuperada Como Patrimônio Artístico e Cultural, pelo Município de Cataguazes que Detém sua Propriedade E Que Toda Plataforma Ferroviário Muito Bem Preservada e que pode ser usada na sala de Embarque para uso do Trem Turístico. Como Também bA Chácara Dona Catarina Importante Parque No Centro né em Frente Estação Ferroviária Ambos Prédios Tombados e Recuperados onde Funciona Setores da Importante Secretaria Municipal de Cultura.
Desta Linha e Continuação da Linha Mineira, A Estrada de Ferro Leopoldina, Segue em Direção A Recreio MG, Cisneiros Palma MG e segue na Também Linha Principal Da EFL Estradas de Ferro Leopoldina Passando por Diversas Cidades, Rio de Janeiro, Como Miracema, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Na Baltasar , Itaocara Região de Cambuci, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Até São João da Barra , pode ser Aproveita Revitalizada Reestruturada para Além de Abrigar Trem Turístico ,Cargas E Transporte Ligando Porto do Açu Em São João da Barra, e Outros Portos em Quissamã, Terminal Portuário Petrolífera Da Petrobras e Pré Sal, Com do Porto Em Construção na Praia das Neves em Presidente Kennedy ES Onde Vindo de Vitória, Cariacica,Vila Velha A Nova Estrada de Ferro Vitória Rio Ferrovia 118 , Que Até Anchieta bSeea Construída e Operada pela Vale e De Anchieta, Piúma ES, Itapemirim, Região de Marataízes, Presidente Kennedy , São João da Barra, A Ferrovia 118 será Licitada Sua Construção e Operação, Ainda Este Ano, Com Audiência Públicas Marcadas , para Construir a EFF 118 que Ligará O Porto De Vitória o Porto de Ubu,De Presidente Kennedy, E Açu em São João da Barra RJ a Nova Iguaçu No Río de Janeiro. Sento Incluída a Revitalização dos Trechos desativados no Estado do Rio de Janeiro naquela região e Espírito Santo. Portanto é Importante que Minas Gerais se Posicionar Para Também Reativar, Restaurar Nossas Vidas Ferroviárias Que A FCA VLI Desativou ou paralisou, Porque Nossa Malha Ferroviária Principal Da EFL Estrada de Ferro Real Leopoldina , Que foi Muito Bem Construída pelos Ingleses no Fim Século XIX e Início do Século XX, Sejam Reativadas porque São Importantes Vias Ferroviária Para Transporte de Cargas e Passageiros e Turístico porque Nossas Cidades Nasceram, Cresceram e se Desenvolveram Pelos Trilhos da Estrada Real Britânica Leopoldina Que Liga Belo Horizonte A Rio Passando por Diversas cidades de Minas Gerais, Cataguazes, Tanto em Direção a Campos dos Goytacazes, Quanto em Direção e Porto de Septiba no Rio De Janeiro. Merece ser Reativado Restaurado porque nossos futuro é sobre Trilhos e Estes já e vc encontram construídos , Não Precisam de Licença demoras Ambientais, Nem Tão Pouco Desapropriação de áreas para sua Construção, Além de Ser para Já sua operação, Através da Reativação, Restauração é Colocar desde Aparecida de Goiás , Região de Brasília DF Polo Graneleiro Até nossos Portos e A Tão Sonhada Ferrovia Leste Oeste Do Governo Federal no Tempo Sarney.
Outro Atrativo para Minas Gerais é a Instalação de Um Porto Seco No Município de Cataguazes, O Que proporcionaria a Indústria Tanto de Cataguazes Ubá E Tida Região Interligada Ao Modal Aeroporto Regional da Zona da Mata Exportamos Nossos Produtos Para Tô o país e Para O Exterior como já o Fazemos, Nas Com um Diferencial Pagar o Imposto de Exportação be Importação Aqui. O que Beneficiará Minas e Tida Região e Incentivaram a Recuperação Econômica de Tida Zona da Mata Mineira.
E inacreditável que um país de dimensões continentais tenha uma malha ferroviária tão medíocre. Se investissemos mais ferrovias e retificassemos as que já existem tirariamos das estradas um monte de caminhoneiros irresponsáveis ( não estou generalizando ok ?) bêbados ou cheios de rebites que causam acidentes terríveis onde muitas vezes morrem famílias inteiras ! Na última greve dos caminhoneiros onde faltou alimentos e combustíveis aqui em Bauru ,interior de São Paulo não houve falta de nada graças a ferrovias que até então estavam ativas. Hoje estão todas paradas e apodrecendo e eu fico imaginando : Quantas pessoas não perderam suas vidas para construir essas ferrovias mas por causa da corrupção dos políticos que se vendem as industrias automobilísticas so se pensa em estradas de rodagem mostrando uma ignorância sem tamanho desses ladrões da política. Estive por uns tempos nós EUA e a malha ferroviária deles ultrapassa os 250 mil km de ferrovias ! La quase tudo vai por trem. Economia e segurança mas aqui e o que vemos .país atrasado e triste viram ?
Se o Brasil investisse em ferrovias e retificasse as que já existem teríamos um meio de tr
Estaremos na viagem adoramos
Criador é Minas Gerais . De início falaram que o trem passaria e várias cidades mineiras até Cataguases, mas agora falam que inicialmente só serão contempladas: Chiador, Três Rios e Sapucaí. Tenho medo que só fique nessas três. E as outras terem que esperarem mais 10 anos para entrarem no circuito. Afinal todas precisam ser reconhecidas.
Muito bom!! Só assim vou conhecer Minas Gerais
Enfim, algo interessante, útil e superimportante começa a ser pensado. Quando morei em SP, há muitos anos, vinha ao Rio, no chamado trem de prata. Era delicioso, confortável , até com criança pequena. Não se precisa de luxo, mas de conforto sóbrio e funcionalidade. Espero que o projeto consiga vingar e seja sucesso. Vou estar nas primeiras viagens para Minas. Amém.