Jornal Folha Regional

Ataque da “mosca branca” pode inflacionar o tomate

Compartilhe:
Ataque da “mosca branca” pode inflacionar o tomate - Foto: reprodução
Ataque da “mosca branca” pode inflacionar o tomate – Foto: reprodução

Produtores de tomate correm contra o tempo para se defenderem de uma praga chamada “mosca branca”, que começa a atacar as plantações de tomate em Goiás e no Paraná.

A “mosca branca” advém da soja que está na reta final de sua colheita, entretanto atrasada, retardando o plantio do milho cujos preços estão subindo.

Como boa parte das plantações de tomate é vizinha da soja, o ataque da praga é inevitável podendo comprometer uma produção. Alguns ataques foram registrados e combatidos, mas atenção é 24 horas por dia.

Para que possamos entender bem como funciona o cultivo do tomate e vários outros produtos agrícolas, é o seguinte:

Goias é o líder nacional no cultivo do tomate industrial. O fruto vai direto para o processamento na industria. Os produtores já tem contratos assinados com as fábricas e recebem assistência tecnica para que seja mantido um volume mínimo de produção anual.

O tomate que comemos é chamado de tomate de mesa, um fruto mais sensível, uma casca mais fina também ideal para exportação.

Por aqui também há o risco do ataque da “mosca branca”, porém boa parte do plantio não está próximo das lavouras de soja.

São Paulo lidera a produção do tomate de mesa, seguido por Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O tomate já é sensível as bruscas alterações climáticas e se for pego pela “mosca branca” os preços sobem de novo.

O produtor rural acordou hoje na expectativa do governo editar uma medida provisória, liberando cerca de 4 bilhões de reais para o credito agrícola continuar vivo ate o final da safra em julho.

Via: Itatiaia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.