Jornal Folha Regional

Governo de Minas anuncia ferramenta de exercícios inédita para estudantes e educadores da rede pública estadual de ensino

Compartilhe:
Governo de Minas anuncia ferramenta de exercícios inédita para estudantes e educadores da rede pública estadual de ensino - Foto: divulgação
Governo de Minas anuncia ferramenta de exercícios inédita para estudantes e educadores da rede pública estadual de ensino – Foto: divulgação

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta sexta-feira (4/4), do anúncio da ferramenta Série de Exercícios, recurso desenvolvido pelo Google em parceira com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O sistema é customizado exclusivamente para atender às necessidades da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais.

Iniciativa pioneira no mundo, a plataforma disponibiliza aos estudantes um ambiente de aprendizagem interativo e adaptável às necessidades de cada um. Já os professores terão acesso a ferramentas avançadas para planejar aulas, monitorar o desempenho dos estudantes e desenvolver planos de ensino baseados nas dificuldades e desafios individuais.

“Esta parceria vai fortalecer o aprendizado do aluno. Quando ele tiver uma resposta errada, a plataforma avisa e fornece um material de estudo com base no erro. Isso faz com que ele aprenda questões na qual tem dificuldade. Este é um avanço muito importante, pois muda muito a forma de preparação de conteúdo e os professores conseguem detectar as disciplinas que cada estudante tem dificuldade”, destacou o vice-governador Mateus Simões.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga ressaltou que a parceria com o Google capacita os estudantes e melhora a dinâmica de trabalho dos professores.

“Esta é uma parceria inédita no mundo inteiro. É uma tecnologia de ponta que traz modernidade para a nossa rede de ensino”, enfatizou o secretário Igor de Alvarenga.

Experiência personalizada

A plataforma foi especialmente desenvolvida em alinhamento com o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), documento norteador do Governo de Minas. A personalização do Série de Exercícios se destaca pela integração digital com o banco de dados da SEE/MG.

O Estado investiu cerca de R$ 30,6 milhões e a adoção do Série de Exercícios e demais ferramentas do Google Workspace for Education Plus beneficiará aproximadamente 245 mil servidores, além de 1,3 milhão de alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Modernização da educação

Um dos principais avanços da ferramenta é direcionar alunos para diferentes recursos de aprendizagem, conforme as escolhas e desafios identificados durante o processo educativo. Além disso, o AI Tutor, uma inteligência artificial presente na plataforma, reconhece as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e sugere estratégias específicas para otimizar o ensino, conforme cada experiência.

Outro diferencial da ferramenta é a possibilidade de feedback instantâneo, permitindo que os alunos recebam orientações imediatas sobre seu progresso e tenham à disposição diferentes recursos de aprendizagem. O mecanismo favorece um aprendizado mais significativo, ajudando a reduzir possíveis lacunas e dificuldades.

Tecnologia avançada

O Série de Exercícios integra um conjunto de funcionalidades avançadas do Google Workspace for Education Plus. O pacote inclui análise de dados para acompanhamento detalhado do desempenho dos alunos, maior capacidade de armazenamento em nuvem para facilitar o acesso a materiais didáticos, gravação e transcrição de reuniões no Google Meet, criação de enquetes para estimular a participação ativa dos estudantes e a expansão das salas de videoconferência para até 500 participantes, com transmissão ao vivo para até 100 mil pessoas.

A plataforma também conta com uma biblioteca que disponibiliza relatórios de plágio para auxiliar na avaliação acadêmica, o Google Cloud Search para pesquisas personalizadas e o AppSheet, uma ferramenta no Code que permite a criação de aplicativos educacionais por professores e estudantes.

Ao trazer tecnologia avançada para a sala de aula, os professores do estado de Minas Gerais vão ter ferramentas para desenvolver e acompanhar o aprendizado dos estudantes de forma mais adaptativa e individualizada, permitindo potencializar e incrementar ainda mais no aprendizado dos matriculados na rede.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.