Jornal Folha Regional

Campanha de vacinação contra gripe começa em MG; imunizante será distribuído durante todo o ano

Compartilhe:
Campanha de vacinação contra gripe começa em MG; imunizante será distribuído durante todo o ano - Foto: reprodução
Campanha de vacinação contra gripe começa em MG; imunizante será distribuído durante todo o ano – Foto: reprodução

A campanha de vacinação contra a gripe começou em todo o Estado nesta terça-feira (8). O público-alvo inclui crianças, idosos, gestantes e trabalhadores da saúde. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), mais de dois milhões de doses da vacina serão distribuídas para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS). Neste ano, o imunizante ficará disponível ao longo de todo o ano para a população elegível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em Minas Gerais, mais de dois milhões de doses serão distribuídas. A novidade, a partir deste ano, é que o imunizante passa a integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI), estando disponível durante todo o ano nas UBS e nos vacimóveis para o público elegível. A vacina de 2025 poderá ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização e protegerá contra os tipos H1N1, H3N2 e B

Os grupos prioritários incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e outros profissionais essenciais. De acordo com a SES-MG, a prioridade para crianças, idosos e gestantes se dá porque esses grupos correm maior risco de contrair a doença e estão mais suscetíveis a complicações graves, que podem levar a morte.

A meta é atingir 90% de cobertura vacinal, protegendo cerca de 9,4 milhões de pessoas em Minas Gerais. “A cobertura vacinal geral do público prioritário mineiro no ano passado foi de 60,7%. Estamos confiantes de que, neste ano, vamos atingir a meta de 95% por meio das estratégias de ampliação da vacinação que colocamos em prática”, pontua o subsecretário Eduardo Prosdocimi, no material enviado.

Cenário da doença

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a influenza ou gripe é uma infecção viral que provoca febre, tosse, dor de garganta e pode levar a complicações graves e até ao óbito. De acordo com dados do SUSFácil, sistema de regulação estadual, houve 2.105 internações devido a complicações causadas pela gripe em 2024, e 507 nos primeiros três meses de 2025. O Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) registrou 157 óbitos em 2024, e dez mortes causadas pela doença entre janeiro e março de 2025.

“Agora estamos no outono, momento em que pode haver aumento de casos de doenças respiratórias e, por isso, é fundamental que as pessoas se vacinem contra a influenza para garantir a proteção antes da chegada do inverno. Leve sua carteira de vacinação a uma UBS e vacine-se”, orienta o subsecretário Eduardo Prosdocimi, no material enviado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.