Jornal Folha Regional

Governo de Minas fortalece a cultura do café e o turismo de experiência em abertura de evento em Varginha

Compartilhe:
Governo de Minas fortalece a cultura do café e o turismo de experiência em abertura de evento em Varginha - Foto: reprodução
Governo de Minas fortalece a cultura do café e o turismo de experiência em abertura de evento em Varginha – Foto: reprodução

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), participou, nesta quinta-feira (22/5), em Varginha, da abertura do Café com Tudo – Fórum Regional de Cultura Cafeeira da Microrregião de Varginha, que segue até esta sexta-feira (23/5), no Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar. Com entrada gratuita, o evento celebra a cultura cafeeira do Sul de Minas e promove a integração entre turismo, gastronomia, arte, cultura, inovação e economia da criatividade, com foco no desenvolvimento regional. 

A programação inclui palestras temáticas, workshops, exposições fotográficas, apresentações musicais, sessões literárias com foco no café e vivências da Rota Cafés do Sul de Minas, que reúne roteiros por fazendas centenárias e patrimônios históricos da região.

Durante a abertura oficial do fórum, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ressaltou o protagonismo do café na cultura, cozinha mineira e na economia do estado, além de ressaltar o crescimento do turismo em Minas Gerais e sua importância como vetor de geração de emprego e renda.

Em seu discurso, Oliveira também falou sobre um importante projeto do governo estadual: “Estamos em fase final, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), da elaboração do dossiê para reconhecer o café como patrimônio histórico de Minas Gerais. E conto com o apoio de todos vocês para essa conquista”.

O Café com Tudo – Fórum Regional de Cultura Cafeeira da Microrregião de Varginha é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secult-MG, em parceria com a Associação Comercial de Varginha (ACIV), Abrasel Regional Sul de Minas e o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (Sehav), com apoio do Sebrae Minas, Sicoob Credivar, FBHA, CCCMG, Sicredi, entre outras instituições. A iniciativa conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura.

Rota Cafés do Sul de Minas

A rota turística foi lançada pelo Governo de Minas, por meio da Secult-MG, em 2023, durante a 35ª edição da Festuris, em Gramado (RS). Ela contempla seis municípios da região, que é a maior produtora de café do mundo. Participam desse trajeto os municípios de Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Caxambu e Cruzília. A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Minas com a valorização das vocações regionais e o fortalecimento do turismo de experiência, unindo tradição, identidade e desenvolvimento sustentável.

A Rota Cafés do Sul de Minas reúne cerca de seis experiências turísticas relacionadas ao café: Paiol Café Boutique (Três Pontas), Fazenda Santa Quitéria (Cambuquira), Fazenda Catiguá (Cambuquira), Parque das Águas (Caxambu), Café Seival (Baependi) e Laticínios Paiolzinho (Cruzília).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.