
Um homem de 33 anos foi preso em flagrante, na última segunda-feira (26), suspeito de maus-tratos a animais em uma propriedade na zona rural de Machado (MG). A ação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foi desencadeada após o recebimento de uma denúncia anônima, que relatava a presença de animais em condições inadequadas em uma fazenda.
Durante a vistoria no local, com apoio da equipe de Zoonoses da Prefeitura Municipal, foi constatado que dois filhotes de cachorro, um cão adulto de pelagem longa, uma cadela com quatro filhotes recém-nascidos, além de uma maritaca mantida em gaiola, estavam abandonados, sem alimentos ou água. Os animais foram resgatados e encaminhados para avaliação veterinária.
Segundo o delegado responsável pela investigação, Pablo Pereira, o tutor dos animais admitiu que não havia ração ou hidratação no momento da inspeção e não apresentou autorização para manter a ave silvestre em cativeiro. Ele também não soube explicar o destino dos filhotes anteriores da cadela.
O suspeito foi autuado por crimes previstos nos artigos 32, §1º-A, e 29, §1º, III, da Lei 9.605/98, referentes aos maus-tratos e à manutenção de animal silvestre em cativeiro. Ele foi conduzido ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
As investigações seguem em andamento.