Jornal Folha Regional

UEMG Passos assina contrato que prevê 1,8 mil refeições por dia no RU

Compartilhe:
UEMG Passos assina contrato que prevê 1,8 mil refeições por dia no RU - Foto: reprodução
UEMG Passos assina contrato que prevê 1,8 mil refeições por dia no RU – Foto: reprodução

Em evento realizado no último sábado (25), foi assinado o contrato de prestação de serviço para o fornecimento de refeições no Restaurante Universitário (RU) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos (MG).

O ato, realizado nas dependências do próprio RU, contou com a presença da Reitora Lavínia Rosa Rodrigues, do deputado estadual Cássio Soares — autor da emenda parlamentar que viabilizou a compra dos equipamentos do RU —, do diretor da unidade, professor Hipólito Paulino Neto, do vice-diretor Vinícius Abreu D’Ávila, e de representantes do corpo docente e discente.

A empresa vencedora do processo licitatório foi a Amazonia BR Serviços Alimentação LTDA, que ficará responsável pela operação do restaurante ao longo de 24 meses, podendo esse prazo ser prorrogado. Estima-se que sejam servidas aproximadamente 1.800 refeições por dia, entre almoços e jantares, contemplando principalmente estudantes em situação de vulnerabilidade social, público prioritário da política de assistência estudantil da UEMG.

Durante a cerimônia, a Reitora Lavínia destacou a atuação do deputado Cássio, enfatizando que mais do que os equipamentos viabilizados por emenda, sua maior contribuição foi a articulação junto ao Executivo estadual para garantir o custeio da alimentação. “Esse contrato não tem recurso local. É uma vitória da articulação com o Governo do Estado para garantir comida no prato. Isso é o que muda a permanência estudantil”, afirmou Lavínia Rosa.

Já o deputado Cássio Soares celebrou o avanço como resultado de um esforço coletivo. “Sabemos as dificuldades que enfrentamos para chegar até aqui. É um orgulho poder assinar esse contrato como testemunha de um momento histórico para Passos e para a UEMG. Quem faz parte do Programa Estadual de Assistência Estudantil (Peaes) poderá se alimentar gratuitamente, e os demais estudantes pagarão R$ 4 pela refeição, com o Estado subsidiando o restante do valor, que gira em torno de R$ 16,90, cada refeição”, informou.

Para o diretor da Unidade, professor Hipólito, a assinatura do contrato representa um marco. “Essa conquista simboliza a persistência de todos que lutaram pela estruturação da universidade no interior”, comentou. O vice-diretor Vinícius D’Ávila ressaltou a importância da mobilização coletiva. “Cada servidor, professor, estudante e liderança política teve um papel fundamental nessa trajetória. A universidade é construída com participação.”

A estudante Maressa Morais, do curso de Biomedicina, também falou em nome do corpo discente, destacando a relevância do RU para a permanência e formação estudantil. “Para muitos de nós, sonhar com a permanência na universidade é difícil. Ter essa segurança alimentar muda tudo, amplia nosso horizonte e impacta também a sociedade com as ações que desenvolvemos enquanto estudantes”, afirmou.

Com o contrato assinado, a expectativa é de que o Restaurante Universitário entre em funcionamento ainda neste semestre, oferecendo alimentação de qualidade, segura e acessível a toda a comunidade acadêmica.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.