Jornal Folha Regional

Ministro do Tribunal de Contas da União ministra palestra em Capitólio

Compartilhe:

O Ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro Nardes, e o arcoense Walter Marinho, estiveram presentes em Capitólio (MG), para ministrar a palestra ”Inovação em Governança – Qual o futuro da gestão pública?’’. O encontro aconteceu na secretaria de educação do município, na última segunda-feira (11). A palestra coloca em pauta a governança pública e inovação para gestores públicos e membros da sociedade. 

O ministro Nardes deu início a sua palestra colocando a governança como pilar de avaliação de desenvolvimento entre nações. Ele explicou que a origem grega da palavra ‘governança’, kubernaein, significa dirigir, dar direção a um navio.

Comparando a governança brasileira com a de países mais desenvolvidos, Nardes mostrou que as nações que alcançam seus objetivos tomaram atitudes para implementar a governança e acabar com a improvisação. De acordo com o mesmo, o fundamental para quem é gestor público é saber diferenciar a governança de gestão.

O ministro apresentou os 10 passos para a boa governança. Segundo ele, a Governança Pública serve para tornar o estado mais eficiente e mais eficaz. Liderança, estratégia e controle são os mecanismos que norteiam as boas práticas de governança. “Governança significa sempre colocar o interesse coletivo acima do interesse pessoal”, ressaltou. Ele ainda destacou que melhorar a governança contribui para o uso eficiente dos recursos públicos, para evitar fraudes e desvios e, principalmente, para entregar serviços de qualidade aos cidadãos.

Durante a apresentação, o ministro comentou sobre a importância do turismo para a região do Lago de Furnas. 

‘’Vocês estão em uma posição privilegiada, e é a coisa mais importante que vocês tem em Capitólio e toda a região. Vocês estão a poucos quilômetros do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e não estão muito distantes de Brasília e nem de Goiás, vocês têm a capacidade de agregar tudo isso aqui. Minas Gerais exerce uma liderança hoje nacional, que podia estar páreo com São Paulo e superior ao Rio de Janeiro. Eu vejo vocês com uma grande capacidade de ser o estado destaque no Brasil, Minas tem essa capacidade de juntar e fortalecer a potência mineira’’, frisou.

O prefeito de Capitólio, Cristiano Gerardão falou sobre a importância da união entre os municípios da região. 

‘’Nós não fazemos nada sozinhos, não adianta querermos envolver apenas São João Batista do Glória, São José da Barra, Guapé e Capitólio, mas também Piumhi, Passos e as outras. Temos que buscar essa união para desenvolvermos a região, assim todos vamos ganhar com essa política para o desenvolvimento de nossas cidades. Precisamos trabalhar de mãos dadas, não só nós prefeitos, mas com os empresários, comerciantes e população da nossa região, e com os deputados que nos apoiam’’, comentou o prefeito. 

O idealizador do projeto, o Ministro Augusto Nardes, é formado em administração, com cursos de pós-graduação e mestrado em Genebra, Suíça, em estratégia de desenvolvimento. Augusto foi deputado estadual no Rio Grande do Sul, de 1987 a 1995 (2 mandatos consecutivos) e deputado federal pelo mesmo Estado de 1995 a 2005 (3 mandatos consecutivos), deixando o cargo para ocupar o Ministério do Tribunal de Contas.

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita de Capitólio,  Ângela Leite, a presidente da Câmara de Capitólio, Miriam Salete, a presidente da Câmara de Guapé, Elizabete Florêncio, o prefeito de Ilicínea, Nirlei do Sindicato, o prefeito de São Roque de Minas, Onésio, o prefeito de Piumhi, Dr. Paulo, o vice-prefeito de São José da Barra, André Luiz, o presidente da Câmara de Alpinópolis, Alex Mochila, a prefeita de Jacuí, Di Professora, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o prefeito de São João Batista do Glória, Celsinho, o prefeito de Itaú de Minas, Norival Lima, juntamente com seu vice, Matheus Vilela, e demais autoridades.

Capitólio tem recebido diversas autoridades, por meio de uma articulação do prefeito Cristiano Geraldo da Silva (PP). Apenas este ano, a cidade já recebeu a visita do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (PSDB) e também do Secretário Estadual de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.