
Do dia 25 a 31 de outubro, a Força de Fuzileiros da Esquadra, por meio do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, realiza um Exercício de Operações Ribeirinhas na região do Lago de Furnas, no município de São José da Barra (MG).
O objetivo do exercício, além de testar a capacidade expedicionária da Força, que se deslocará por mais de 600 km desde o Rio de Janeiro até a região, é adestrar as frações componentes do Batalhão em diversas atividades ligadas às Operações Ribeirinhas.
A região de Furnas, em função de sua grande extensão geográfica, facilita o desdobramento de meios e permite bastante espaço de manobra para a realização do exercício. Este exercício visa a adestrar a capacidade de realizar uma Operação que tem o propósito de obter e manter o controle de parte ou toda uma Área Ribeirinha, que pode ser caracterizada pela existência de extensa superfície hídrica, tal qual o lago da represa de Furnas.
Além das tropas do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais – Batalhão Riachuelo, estão presentes também na região, duas unidades do Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), provenientes do Batalhão de Viaturas Anfíbias.
O CLAnf é uma viatura anfíbia, com peso de 22 toneladas, que possui a capacidade de deslocar-se no mar, a partir de navios anfíbios, e desembarcar na praia transportando 22 militares armados e equipados.
O emprego destas viaturas anfíbias, além da utilização de Embarcações de Desembarque, é que dão ao Corpo de Fuzileiros Navais a capacidade de projetar poder sobre terra a partir dos navios da Esquadra.
Estão participando do exercício duzentos militares Fuzileiros Navais, sete embarcações de transporte de tropa (ETT) e dois CLAnf. Serão realizadas atividades de natação de combate, transposição de curso d’água por meio de cabo submerso, rappel, patrulha e orientação fluvial utilizando embarcações de casco rígido, além do emprego das viaturas CLAnf.