
Chegou a 50 o número de cidades que já decidiram pelo cancelamento das festas de réveillon e do carnaval de 2022 no Sul de Minas. Nesta sexta-feira (3), o prefeito de Caldas (MG), Ailton Goulart anunciou o cancelamento das festividades de fim de ano e afirmou que a decisão pelo Carnaval e pelo Rodeio serão anunciadas próximo às datas.
“Como é sabido por todos, estamos ainda em meio a uma pandemia, por conta disso estamos cancelando o Réveillon em praça pública. Não é por conta disso que vamos deixar de comemorar a chegada de 2022. Teremos 8 minutos de fogos, onde você e sua família poderão contemplar de suas casas”, afirmou o prefeito em anúncio pelas redes sociais.
“Com relação ao Carnaval e ao Rodeio, prefiro me manifestar próximo às datas, porque temos ainda 90 e 120 dias, respectivamente, até esses dois eventos. Mas estejam certos, se estivermos próximos disse que estamos vivenciando hoje, não hesitaremos também em cancelar o Carnaval e o Rodeio”, completou.
Bloco do Urso cancelado
A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí suspendeu as comemorações de ano novo e carnaval em 2022. O decreto proíbe a realização de eventos e particulares. Com isto, o tradicional Bloco do Urso, que já estava confirmado e com venda ingressos, foi cancelado.
A decisão foi tomada em razão da pandemia de Covid-19 e por causa do possível aumento de casos da doença. Além da incerteza com relação à nova variante. Segundo a prefeitura, o carnaval foi considerado evento de alto risco de contágio por receber dezenas de pessoas do Brasil e do exterior.
Veja as cidades que cancelaram réveillon e carnaval ou apenas uma das festas na região:
- Aguanil
- Arceburgo
- Areado
- Bandeira do Sul
- Boa Esperança
- Bom Jesus da Penha
- Bom Sucesso
- Borda da Mata
- Botelhos
- Brazópolis
- Cabo Verde
- Cachoeira de Minas
- Caldas
- Camacho
- Cambuí
- Campestre
- Campo Belo
- Cana Verde
- Candeias
- Conceição da Aparecida
- Conceição dos Ouros
- Córrego do Bom Jesus
- Cristais
- Guaranésia
- Guaxupé
- Itamogi
- Itanhandu
- Itamonte
- Itapeva
- Jacuí
- Jacutinga
- Juruaia
- Gonçalves
- Monte Belo
- Monte Santo de Minas
- Muzambinho
- Nepomuceno
- Nova Resende
- Paraisópolis
- Passa Quatro
- Perdões
- Poços de Caldas
- Pouso Alto
- Santana do Jacaré
- Santa Rita do Sapucaí
- Santo Antônio do Amparo
- São Lourenço
- São Pedro da União
- Sapucaí-mirim
- Varginha
Dentre as cidades que cancelaram as duas festas, há municípios que, até o momento, se manifestaram apenas quanto ao réveillon, como Caldas.
É o caso também de Bandeira do Sul e Campestre. As prefeituras divulgaram um vídeo conjunto nas redes sociais em que informaram sobre a não realização de festas de virada de ano. Entretanto, os municípios não se manifestaram sobre as festividades de carnaval.
Carnaval mantido
A Prefeitura de Caxambu, por outro lado, manteve a realização de festividades de carnaval em 2022. A administração municipal ainda estuda o formato em que o evento irá ocorrer. A medida é pensada, segundo o Poder Executivo, para que a cidade possa manter o baixo índice de casos de Covid-19.