
Nesta quinta-feira, 27, a fila para realizar teste de covid foi da rua Mercúrio até a avenida Liquinha Silveira. O Centro Covid de Passos está localizado na rua Mercúrio, 138, no bairro Jardim Satélite. Ontem, a fila de pessoas ocupava as calçadas da rua Mercúrio e da avenida Júpiter até o quarteirão da Liquinha Silveira. A Prefeitura de Passos concentrou os testes de covid feitos no local desde esta terça-feira, 25.
Segundo um leitor da Folha, várias pessoas na fila chegaram no local por volta das 4h50 e 5h15 na rua Mercúrio. Da avenida Júpiter até a Liquinha, as pessoas teriam chegado por volta das 6h45 e 7h.
Uma outra leitora do jornal comentou que, devido ao tamanho da fila e a necessidade de chegar praticamente de madrugada no local para só receber a senha às 8h, desistiu de ir no Centro Covid, mesmo estando com sintomas da doença. Ela conta que viu várias pessoas na fila que estavam sem se alimentar desde o momento em que chegaram ao local e que preferiu ir em uma unidade básica de saúde, mas que não conseguiu atendimento médico.
“Tive que pagar R$100 para realizar o teste em uma farmácia e confirmar que estava com covid. Como deu positivo, precisava de atendimento médico e não consegui no centro e nem no postinho, tive que ficar ontem das 7h às 12h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, disse.
A secretária de Saúde de Passos, Vanessa Cristina Silva Freire, pediu a colaboração de toda a população. Segundo ela, Passos e todas as cidades da região estão passando pelas mesmas dificuldades e a procura dos pacientes no Centro Covid está grande devido ao grande aumento nos casos desde o início do ano. De acordo com a secretária, os testes foram comprados, mas os fornecedores estão com dificuldades de entregar.
Conforme comunicado da prefeitura, a Secretaria de Saúde informou que, desde essa quarta-feira, 26, os testes só estarão disponíveis no Centro Covid, com distribuição de senhas para pessoas com sintomas, como febre, coriza, tosse e dores de garganta, corpo e cabeça. O motivo da mudança, segundo a divulgação seria porque os testes estavam em falta em todos os fornecedores legais consultados e a compra de kits feita em dezembro ainda não foi entregue pelo fornecedor.
As unidades de Saúde não realizam mais testagem, porém o atendimento ao paciente sintomático respiratório nos Programas de Saúde da Família (PSF) permanece acontecendo das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Isolamento
A Prefeitura de Passos informa que as medidas de isolamento de indivíduos com síndrome gripal leve a moderado, suspeito ou confirmado para a covid-19, poderão ser suspensas após dez dias da data de início dos sintomas. De acordo com a administração, essa permissão é feita desde que o paciente permaneça sem febre, sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24h e com término dos sintomas respiratórios.
Caso contrário, a prefeitura informa que o indivíduo deve procurar novamente por avaliação médica para prorrogação do atestado e que, desta forma, não é necessário realizar teste de detecção do vírus para suspender o isolamento.
Via: Clic Folha.