
Em apenas quatro dias, o período chuvoso – que se inicia oficialmente em outubro – já deixou 132 pessoas desalojadas e 39 desabrigadas em Minas Gerais. O balanço é de Defesa Civil Estadual, que monitora as ocorrências deste tipo e emite alerta para as regiões ameaçadas pela chuva.
Segundo a Defesa Civil, a região Sul de Minas Gerais foi a mais afetada até agora, com situações mais graves em São Gonçalo do Sapucaí e Três Corações. A chuva de granizo que atingiu a região na última segunda-feira (3) impressionou não só pela força, mas também pelas imagens que mostram o tamanho das pedras de gelo e o estrago causado por elas nas estradas e nas plantações.
Em São Gonçalo, a prefeitura decretou estado de emergência por conta do temporal. Na cidade, 42 pessoas ficaram desabrigadas e outras 67 desalojadas por conta dos telhados que foram danificados pelas pedras de granizo. Em Três Corações, o bairro Jardim Felicidade ficou sem energia elétrica durante quase toda a segunda-feira. Ato todo, foram 7 pessoas desabrigadas, 25 desalojadas e mais de 100 pessoas afetadas indiretamente.
Em alerta
Minas Gerais está em alerta para chuvas fortes com granizo em 535 cidades entre esta terça-feira (4 de outubro) e esta quarta-feira (5 de outubro), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nestas cidades a previsão é de chuvas de até 100 milímetros. Volumes acima de 25 milímetros já são considerados chuvas fortes. (O Tempo)