Jornal Folha Regional

Concurso da Canastra tem café especial com maior pontuação

Compartilhe:

O café produzido na fazenda Monte Alto, no município de Vargem Bonita, conseguiu a maior pontuação no 4º Concurso de Cafés Especiais da Região da Canastra. “Fui surpreendida com o resultado e fiquei muito feliz. Participo desde o primeiro concurso e sempre trabalhamos para melhorar a qualidade da produção. Esse concurso é muito importante, pois nos dá uma referência de como estamos cuidando do nosso café”, ressaltou a vencedora da categoria café natural, Haidêê Macêdo.

O evento de premiação ocorreu no último sábado (5), no Museu do Sicoob Credialto, realizado pela Associação dos Produtores de Café da Serra da Canastra, em parceira com as cooperativas: Sicoob Credialto, Credipimeta, Credicapi, Credibam, Sarom e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e Ocemg/Sescoop-MG.

82 produtores de Piumhi, Capitólio, Bambuí, Pimenta, Doresópolis, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Medeiros, Delfinópolis e São João Batista do Glória inscreveram amostras.

Em 2019, o Sicoob Credialto criou este concurso com o objetivo de chamar a atenção do mundo para a região da Canastra. “Nossa região possui excelentes cafés especiais, mas poucos tinham conhecimento. O nosso café era vendido no Brasil e no exterior como sendo da região Sul de Minas e não podíamos deixar isso assim”, disse o idealizador do concurso e presidente do Sicoob Credialto, Nelson Soares de Melo.

Nesta quarta edição, o Sicoob Credialto transferiu o concurso para a Associação e contou com a participação das cooperativas da região. “E essas cinco cooperativas se uniram dentro de um projeto de intercooperação e quem ganha com isso são nossos associados e a região”, destacou Melo.

Para o presidente da Associação, José Carlos Bacili, os resultados superaram as expectativas. “Agora, vamos levar esses cafés para o “Cup of Excellence””. Ter um café da região da Canastra em destaque no Brasil é o nosso desejo”.

O café especial precisa ter, no mínimo, 80 pontos de acordo com a metodologia SCA. O juiz principal do concurso, Pedro Bronzin, destacou o alto nível dos cafés. “Todos os cafés apresentados, conseguiram nota acima de 80, ou seja, são especiais. Os juízes tiveram dificuldade para escolher os cafés tamanha eram as qualidades físicas e sensoriais com sabores e aromas variados”.

Ganhadores

CATEGORIA FERMENTADO

1° – Walber Machado de Oliveira (Nota: 88,06).

2° lugar – Pedro Brás (Nota: 87,5).

3° lugar – Rogério Júlio Ferreira (Nota: 86).

Categoria Cereja Descascado

1° lugar – Rogério Júlio Ferreira (88,94).

2° lugar – Letícia Brás (88).

3° lugar – Edson Joaquim dos Santos Júnior (Nota: 85,86).

CATEGORIA NATURAL

1° lugar – Haidêê Macêdo (Nota: 90,06).

2° lugar – Rodrigo Corsi da Silva (Nota: 88,63).

3° lugar – Wilson Vicente Soares (Nota: 88,5).

Via Clic Folha

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.