Jornal Folha Regional

Queijos de cidades da Serra da Canastra são premiados em evento mundial

Queijos de cidades da Serra da Canastra são premiados em evento mundial – Foto: divulgação

A 4ª edição do Mundial do Queijo do Brasil confirmou o crescimento e a relevância do setor lácteo artesanal ao reunir números expressivos e ampla participação internacional. O evento foi realizado entre os dias 16 e 19 de abril de 2026, no Teatro B32, na cidade de São Paulo.

Organizado pela SerTãoBras em parceria com a Guilde Internationale des Fromagers, o encontro colocou o Brasil no centro das atenções da cultura queijeira mundial. Nesta edição, foram inscritos mais de 2.700 queijos e produtos lácteos para avaliação técnica — número superior à expectativa inicial de 2 mil itens.

O concurso contou com a participação de representantes de mais de 30 países, incluindo potências tradicionais como França e Suíça. Ao todo, cerca de 350 jurados, entre brasileiros e estrangeiros, analisaram critérios como textura, aroma e equilíbrio de sabores.

Além da competição, o evento também teve grande adesão do público: aproximadamente 60 mil visitantes passaram pelo local, que contou ainda com a presença direta de mais de 100 produtores brasileiros em uma feira gratuita.

Minas Gerais lidera premiações

Os produtores de Minas Gerais tiveram desempenho de destaque, conquistando 172 medalhas — cerca de 30% das 567 premiações distribuídas no evento. O resultado reforça a posição do estado como referência nacional na produção de queijos e derivados lácteos.

As medalhas mineiras foram distribuídas da seguinte forma:

  • 23 medalhas Super Ouro
  • 42 medalhas de Ouro
  • 52 medalhas de Prata
  • 55 medalhas de Bronze

Além dos queijos artesanais, Minas também foi premiado em categorias como doce de leite, iogurte e manteiga.

Serra da Canastra em evidência

A região da Serra da Canastra voltou a se destacar no cenário nacional. Entre os municípios com premiações confirmadas estão:

  • Piumhi: 7 medalhas (3 de prata e 4 de bronze)
  • São Roque de Minas: 1 Super Ouro, 3 de prata e 3 de bronze
  • Delfinópolis: 1 medalha de bronze

Um dos principais destaques foi a Fazenda Santiago, em São Roque de Minas, que conquistou medalha Super Ouro com um queijo Canastra de produção familiar. A tradição da propriedade ultrapassa 200 anos e atualmente está na sétima geração da família. O trabalho envolve Luís Fernando, responsável pelo manejo e ordenha do rebanho, sua mãe Raquel, que atua na fabricação, e o patriarca José Antônio de Faria, que coordena as atividades da fazenda.

Produtores premiados

Entre os produtores da região que conquistaram medalhas estão:

  • Adalton Soares da Costa — Bronze (Queijo do Tino, 45 dias)
  • Jadir da Costa Pereira — Prata (Canastra Real, 150 dias)
  • Jadir da Costa Pereira — Prata (Queijo J&C, 240 dias)
  • Vinícius Silva Pereira — Bronze (Pingo do Mula)
  • Vinícius Silva Pereira — Prata (Pingo do Mula)
  • José Antônio de Faria — Super Ouro (Queijo Canastra, 15 dias)

Reconhecimento e expansão do setor

O desempenho mineiro contou com o apoio de instituições como a Emater-MG e das prefeituras locais. Segundo os envolvidos, as premiações funcionam como importantes selos de qualidade, contribuindo para a abertura de novos mercados e o fortalecimento da produção artesanal.

O evento reforça o papel do Brasil no cenário internacional e evidencia o potencial do setor para crescer aliado à valorização da tradição e da identidade regional.

Governo de Minas lança Nota Fiscal Mineira, iniciativa que vai sortear prêmios de R$ 100 a R$ 1 milhão para consumidores

Governo de Minas lança Nota Fiscal Mineira, iniciativa que vai sortear prêmios de R$ 100 a R$ 1 milhão para consumidores - Foto: reprodução
Governo de Minas lança Nota Fiscal Mineira, iniciativa que vai sortear prêmios de R$ 100 a R$ 1 milhão para consumidores – Foto: reprodução

Ao exigir a nota fiscal, o consumidor estará concorrendo a prêmios em dinheiro que vão de R$ 100 a R$ 1 milhão. Os sorteios fazem parte do programa Nota Fiscal Mineira (NFM), lançado na segunda-feira, 05 de agosto, pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG).

O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, realizaram o anúncio em coletiva de imprensa.

Romeu Zema reforçou a importância da Nota Fiscal Mineira como ferramenta que premiará a população e vai resultar em mais investimentos em políticas públicas. “É um avanço muito grande para Minas Gerais. Com a iniciativa, o mineiro passa a ter a oportunidade de concorrer a prêmios sem gastar nada. Basta pedir o CPF na nota e ele estará concorrendo. Caso seja contemplado, pode indicar uma instituição filantrópica que também receberá prêmio equivalente. Então, é um avanço muito grande para Minas, mais uma ferramenta para o consumidor, mais uma ferramenta para a Secretaria da Fazenda”, acrescentou o governador.

Para o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, o programa funcionará com o objetivo de promover o combate à sonegação de impostos, além estimular a prática da cidadania fiscal de todos os consumidores.

Para participar do programa, o consumidor deverá baixar o aplicativo para celular Nota Fiscal Mineira e se cadastrar. A cada compra no valor entre R$ 0,01 a R$ 199, será gerado, automaticamente, um bilhete para concorrer aos prêmios.

O participante poderá, ainda, indicar três entidades de assistência social, devidamente regularizadas junto ao Estado.

Elas receberão valores em dinheiro toda vez que o cidadão que as indicou for sorteado, nas faixas de premiação a partir de R$ 500. A relação com os nomes das entidades aptas a participar do programa estará disponível no aplicativo Nota Fiscal Mineira.

Como participar

Após o cadastro, sempre que o consumidor efetuar compras, deverá solicitar o documento fiscal e pedir para inserir o CPF.

Assim, ele já estará participando do programa Nota Fiscal Mineira, sem precisar fazer nenhum procedimento adicional. Posteriormente, os bilhetes para participação nos sorteios serão liberados e informados ao cidadão participante diretamente no aplicativo do programa.

Não há limites de bilhetes por pessoa nos diversos estabelecimentos comerciais mineiros, mas, por questões de segurança, compras no mesmo local pelo mesmo CPF estão limitadas a três por dia, para efeito de geração de bilhetes. Já a quantidade de bilhetes que serão gerados por documento fiscal com CPF é de, no máximo, cinco, conforme abaixo:

Formas de sorteios

Os sorteios serão por município, região e estado, com periodicidade semanal, mensal e anual. Dessa forma, é garantido que haverá ganhadores em todos os 853 municípios mineiros.

Para efeito dos sorteios regionais, é utilizada a seguinte divisão: região Barbacena; região Belo Horizonte; região Divinópolis; região Governador Valadares; região Ipatinga; região Juiz de Fora; região Montes Claros; região Patos de Minas; região Pouso Alegre; região Teófilo Otoni; região Uberaba; região Uberlândia e região Varginha.

A secretaria de Estado de Fazenda (SEF) é a responsável por gerir o programa, realizar os sorteios e divulgar os resultados. Para gerar os números sorteados, a SEF usará o resultado da Loteria Federal – sempre o imediatamente anterior à data do sorteio da NFM –, por meio de um sistema próprio de algorítmos.

Os cidadãos contemplados serão notificados pelo próprio aplicativo.

O programa prevê a entrega de 61 mil prêmios, distribuídos no decorrer do ano, sendo cerca de 44 mil para os consumidores participantes e 17 mil para as entidades de assistência social, totalizando R$ 26 milhões em valores pagos.

Cronograma

Para 2024, o programa precisou ser adaptado, por restarem cinco meses para o fim do ano. Dessa forma, serão distribuídos 23.626 prêmios, totalizando R$ 10,4 milhões para os consumidores participantes. Para as entidades de assistência social, estão destinados 5.916 prêmios, totalizando R$ 2,4 milhões.

O primeiro sorteio será no dia 16 de setembro. Nesta data, serão sorteados 853 prêmios de R$ 400 (um para cada município), além de outros 459 prêmios, variando de R$ 100 a R$ 7,5 mil, nas esferas regional e estadual.

Ainda em setembro, serão sorteados um prêmio de R$ 50 mil e um de R$ 100 mil. Até dezembro, serão entregues outras três premiações no valor de R$ 50 mil e mais duas de R$ 100 mil. O grande prêmio de R$ 1 milhão será sorteado em 30/12/2024.

Cidadania e combate à sonegação

O programa NFM é uma ação do Governo de Minas Gerais que tem o objetivo de promover o exercício da cidadania fiscal e a conscientização do papel social do tributo como viabilizador das políticas públicas.

Além disso, pelo aplicativo NFM, o consumidor tem a possibilidade de guarda e identificação de documentos fiscais, controle e acompanhamento de gastos pela funcionalidade “Perfil de Gastos”.

A funcionalidade “Pesquisa Menor Preço Combustível” já está disponível e mostra os valores cobrados pelos postos revendedores de combustível em todo o estado, em um raio máximo de 20 quilômetros de quem efetua a consulta.

A Secretaria de Fazenda acredita que o incentivo à exigência da nota fiscal nas compras pelos consumidores tem potencial de coibir a sonegação do ICMS e, por consequência, incrementar a arrecadação tributária do Estado e dos municípios.

A expectativa é de um acréscimo de R$ 80 milhões por ano na receita tributária, sem a necessidade de aumentar ou criar impostos.

Fotógrafos de Passos recebem prêmios no “Oscar da Fotografia”

Fotógrafos de Passos recebem prêmios no “Oscar da Fotografia” – Foto: divulgação

Uma semana que Rafael Pimenta e Marcela Muzetti jamais esquecerão em suas vidas. O sonho deles se tornou realidade quando sua equipe de Minas Gerais conquistou o prestigiado Golden Lens Awards e Inspiration Photographers, conhecidos como o “Oscar da Fotografia”, trazendo para casa dois troféus cobiçados.

Essa notável conquista inclui o título de “Melhor Coleção de Casamento do Ano 2023” e a distinção de “Segundo Fotógrafo Mais Premiado do Ano 2023”. Esses prêmios reconhecem não apenas o talento excepcional, mas também o comprometimento incessante de Rafael e Marcela com a arte da fotografia.

O evento reuniu fotógrafos de todo o Brasil, representando diversos estados, bem como talentos de diferentes partes do mundo. A diversidade cultural que permeou o ambiente do Oscar da Fotografia refletiu-se em uma atmosfera vibrante, onde a competição era saudável, e o apoio mútuo entre os participantes era notável.

O dia 21 de novembro de 2023 será lembrado e celebrado como um marco significativo nas vidas desses talentosos fotógrafos. Trazer esses troféus para Minas Gerais e para a sua região enche seus corações de orgulho indescritível. Além das conquistas profissionais, a estadia de uma semana em Santa Catarina permitiu que eles se reconectassem com amigos queridos e estabelecessem novas conexões que, sem dúvida, durarão para sempre.

Cada momento desses dias foi preenchido com uma energia vibrante, culminando em uma celebração que transcendeu o âmbito da vitória profissional. O reconhecimento no Oscar da Fotografia não é apenas uma validação; é uma expressão de amor pela arte que os motiva e os une.

Desde o emocionante anúncio dos prêmios até as experiências compartilhadas em Santa Catarina, cada instante foi tingido com uma beleza verdadeira e emocionante. Ganhar o Oscar não foi apenas uma conquista na carreira; foi uma profunda imersão no amor pela fotografia e nas conexões humanas que essa arte permite construir.

Essa conquista brilhante é um tributo ao apoio inestimável de sua comunidade e à paixão que Rafael Pimenta e Marcela Muzetti compartilham pela fotografia.

Fotógrafos de Passos recebem prêmios no “Oscar da Fotografia” – Foto: divulgação

Via: Portal Onda Sul

Concurso da Canastra tem café especial com maior pontuação

O café produzido na fazenda Monte Alto, no município de Vargem Bonita, conseguiu a maior pontuação no 4º Concurso de Cafés Especiais da Região da Canastra. “Fui surpreendida com o resultado e fiquei muito feliz. Participo desde o primeiro concurso e sempre trabalhamos para melhorar a qualidade da produção. Esse concurso é muito importante, pois nos dá uma referência de como estamos cuidando do nosso café”, ressaltou a vencedora da categoria café natural, Haidêê Macêdo.

O evento de premiação ocorreu no último sábado (5), no Museu do Sicoob Credialto, realizado pela Associação dos Produtores de Café da Serra da Canastra, em parceira com as cooperativas: Sicoob Credialto, Credipimeta, Credicapi, Credibam, Sarom e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e Ocemg/Sescoop-MG.

82 produtores de Piumhi, Capitólio, Bambuí, Pimenta, Doresópolis, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Medeiros, Delfinópolis e São João Batista do Glória inscreveram amostras.

Em 2019, o Sicoob Credialto criou este concurso com o objetivo de chamar a atenção do mundo para a região da Canastra. “Nossa região possui excelentes cafés especiais, mas poucos tinham conhecimento. O nosso café era vendido no Brasil e no exterior como sendo da região Sul de Minas e não podíamos deixar isso assim”, disse o idealizador do concurso e presidente do Sicoob Credialto, Nelson Soares de Melo.

Nesta quarta edição, o Sicoob Credialto transferiu o concurso para a Associação e contou com a participação das cooperativas da região. “E essas cinco cooperativas se uniram dentro de um projeto de intercooperação e quem ganha com isso são nossos associados e a região”, destacou Melo.

Para o presidente da Associação, José Carlos Bacili, os resultados superaram as expectativas. “Agora, vamos levar esses cafés para o “Cup of Excellence””. Ter um café da região da Canastra em destaque no Brasil é o nosso desejo”.

O café especial precisa ter, no mínimo, 80 pontos de acordo com a metodologia SCA. O juiz principal do concurso, Pedro Bronzin, destacou o alto nível dos cafés. “Todos os cafés apresentados, conseguiram nota acima de 80, ou seja, são especiais. Os juízes tiveram dificuldade para escolher os cafés tamanha eram as qualidades físicas e sensoriais com sabores e aromas variados”.

Ganhadores

CATEGORIA FERMENTADO

1° – Walber Machado de Oliveira (Nota: 88,06).

2° lugar – Pedro Brás (Nota: 87,5).

3° lugar – Rogério Júlio Ferreira (Nota: 86).

Categoria Cereja Descascado

1° lugar – Rogério Júlio Ferreira (88,94).

2° lugar – Letícia Brás (88).

3° lugar – Edson Joaquim dos Santos Júnior (Nota: 85,86).

CATEGORIA NATURAL

1° lugar – Haidêê Macêdo (Nota: 90,06).

2° lugar – Rodrigo Corsi da Silva (Nota: 88,63).

3° lugar – Wilson Vicente Soares (Nota: 88,5).

Via Clic Folha