Jornal Folha Regional

Lago de Furnas atinge mais de 90% de volume útil e tem maior nível dos últimos 10 anos

Compartilhe:

O Lago de Furnas registrou no último sábado (21) o melhor volume útil dos últimos 10 anos. A capacidade hoje é de 90,08%. A marca não era registrada desde 2012, quando Furnas estava com 94,59%

Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Esta é a terceira melhor marca já registrada em Furnas. Em abril de 2011, o nível do lago chegou a 99,05%, a maior já registrada até hoje. Em fevereiro do ano seguinte, a capacidade era de 94,59%.

De acordo com a última medição divulgada pelo ONS, o reservatório opera atualmente com 766,8 metros de água.

De acordo com a última medição divulgada pelo ONS, o reservatório opera atualmente com 766,8 metros de água. Com a água nesse patamar, o movimento de turistas é diferente em pousadas e restaurantes na beira do lago.

“O nível do lago está maravilhoso, o espelho d’água repleto, trazendo benefícios para a nossa sociedade, no sentido de geração de emprego e renda. Movimenta a economia, isso é muito importante. Isso dá sustentabilidade econômica e dá garantia também de um lago mais estável ao longo do ano. Ele começando cheio no 1º semestre, é sinônimo que ele permaneça cheio no 2º semestre quando nós teremos o período seco”, afirmou o secretário executivo da Alago, Fausto Costa.

Muitos torcem para que a cota mínima de 762 metros acima do nível do mar seja sempre mantida, afinal, lago cheio é sinônimo de emprego e renda.

“A gente vive em torno da água. Muita gente depende dela para sobreviver, como pesca. A gente aqui depende dela pelo movimento do restaurante. É tipo uma engrenagem. Uma coisa leva a outra”, Natan Martini, empresário.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.