
O Prefeito de Passos (MG), Diego Oliveira realizou na manhã desta quarta-feira (8), uma reunião emergencial para tratar de ações estratégicas contra o mosquito da dengue.
Participaram o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Agnelo Salum, o Diretor de Saúde Coletiva, Bruno Teixeira Guimarães e o Coordenador do Grupo de Zoonozes, Joaquim Sebastião Oliveira. Dentre as definições estão a realização de mutirão intensificado com os 107 agentes e o teste de um inseticida de controle rápido e efetivo, que será realizado às 8h desta quinta-feira (9), na Secretaria de Saúde.
Diego Oliveira foi enfático em pedir que as ações tenham início de forma rápida. “No que depender de nós da administração vamos mobilizar todos os órgãos, tanto de comunicação, as autoridades como as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, as escolas, as igrejas, todos para uma ‘guerra’ contra o mosquito. A melhor forma de se evitar a proliferação de pernilongos e do mosquito Aedes Aegypti é combater os focos de acúmulo de água. Vamos todos ajudar nesta luta e, serão multados os donos de terrenos que estiverem deixando água acumular”, afirmou.
De acordo com Thiago Salum, desde março do ano passado que o Ministério da Saúde não tem enviado o insumo para a realização de fumacê – o uso de veículos equipados com pulverizador de Ultra Baixo Volume (UBV). A prefeitura vem realizando com frequência os mutirões de limpeza para evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.
“Já tentamos junto à Superintendência Regional de Saúde conseguir o insumo, mas estão desabastecidos. Com isso, nós estamos fazendo a dispensa de licitação para a compra de um produto que o mercado aponta como bastante eficaz. Trata-se do Riptide, um inseticida sinergizado, de controle rápido e efetivo, à base de piretrinas naturais, em base aquosa. Este produto será testado nesta quinta-feira. Também estamos com o processo para compra de insumo para fazer o fumacê nos principais focos e, paralelo a isso, vamos dar continuidade ao programa de mutirão para retirada de focos”, apontou o Secretário.
Para coibir este tipo de local que acumula água, o mutirão está analisando casas fechadas, principalmente nos finais de semana.
Ainda sobre a aplicação de inseticida, o Diretor de Saúde Coletiva, Bruno Teixeira Guimarães disse que o mesmo sistema de aplicação do fumacê também poderá ser feito por moto, essa moto é adaptada para fazer essa aplicação do fumacê, e chama motofog.
“A vantagem desta moto é principalmente a possibilidade de entrar em locais de difícil acesso, nas periferias, onde a caminhonete não consegue. Também em locais de terrenos mais acidentados com o objetivo de cumprir o serviço em todas as áreas”, disse Guimarães.