Jornal Folha Regional

Falta de inseticida prejudica autoridades de saúde no combate à proliferação da dengue em Passos

Compartilhe:

Passos (MG) já registrou neste ano quase um terço da quantidade de casos de dengue que foram notificados em todo o ano passado. Além da falta de consciência de alguns, a cidade enfrenta uma dificuldade no combate ao mosquito transmissor: a falta de inseticida.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Passos, em uma semana, a cidade registrou 233 novos casos prováveis de dengue. Ao todo, desde o início do ano, a cidade teve 864 casos. O número representa quase 30% de todos os casos registrados em 2022.

Passos ainda enfrenta a mesma situação do ano passado: clima quente e chuvoso, o que contribui para a proliferação do Aedes aegypti. Mas o problema pode piorar, porque o município não tem recebido o inseticida responsável por quebrar o ciclo de transmissão do mosquito.

“O desabastecimento desse inseticida fornecido pelo Estado, atrapalha a ação de combate e controle do Aedes aegypti, porque nesse cenário que nós estamos agora seria crucial pra fazer o bloqueio vetorial, a gente fazer o controle da população de mosquitos adultos”, disse o diretor de Saúde Coletiva de Passos, Bruno Teixeira Guimarães.

O inseticida estava entre os mais eficazes para o combate à dengue. Era ele o responsável por quebrar a resistência do mosquito. Com a falta do produto, a medida agora será a aplicação de um novo inseticida adquirido pelo município.

“A diferença dele, do Estado fornecer para nós com esse atual que nós vamos adquirir, é que ele é um produto 100% natural, ele é extraído da planta pyridium, à base de piretrina, então ele não causa nenhuma intoxicação em organismos aquáticos, animais domésticos e nós, seres humanos”, completou o diretor.

A Secretaria de Estado de Saúde informou em nota que o fornecimento de insumos para o controle vetorial é de competência do Ministério da Saúde e que já solicitou o envio do insumo.

O Ministério da Saúde informou que, no último ano, enviou para Minas Gerais mais de 37 mil litros do inseticida para o controle do mosquito Aedes, além de outros insumos.

Novas remessas do inseticida deverão ser distribuídas aos estados conforme as solicitações realizadas.

Em novo contato com a Secretaria de Estado de Saúde, a produção da EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, questionou sobre a distribuição do material, mas ainda não recebeu retorno. (G1)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.