
Entre os dias 6 a 10 de fevereiro, aconteceu o curso de formação de Condutores de Visitantes para o Parque Nacional da Serra da Canastra para a Turma 1 – Glória 2023.
A programação do curso se dividiu em duas cidades com as aulas teóricas dos dias 6, 7 e 8 que aconteceram em São João Batista do Glória (MG) e as aulas práticas dos dias 9 e 10 aconteceram em São Roque de Minas (MG).

Os temas das aulas relacionaram se a prática profissional e contou com a participação da equipe de técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e demais convidados que abordaram os diversos assuntos, entre eles, a apresentação e historia do Parque; conceitos sobre Unidade de Conservação, seus objetivos e legislação; Manejo integrado do fogo; interpretação ambiental; direitos e deveres dos condutores; o queijo Canastra e a Associação dos Produtores do Queijo da Canastra (APROCAN); o Circuito Turístico e a gestão em turismo; questões relacionadas à segurança (com o olhar de profissionais da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), da defesa civil e Serviço Geológico do Brasil); fauna e flora do cerrado e visitas técnicas aos atrativos nas áreas do Parque.
A turma 1 – Glória 2023 teve 62 inscritos, onde 40 participantes foram selecionados, sendo esses oriundos dos municípios do Glória, Delfinópolis, Passos e outras cidades mineiras como Uberaba, Uberlândia e algumas cidades do interior de São Paulo (SP).

A diretora do Departamento de Turismo, Esportes e Lazer de São João Batista do Glória, Mônica Araújo, explica que o planejamento dessa ação começou no primeiro semestre de 2022 com o envio de ofício ao ICMBio para a realização da turma no Glória.
“Em seguida, o ICMBio segue com os tramites internos para aprovação e providências, enquanto, paralelamente, vamos sensibilizando a comunidade local da importância da realização do curso. Em novembro de 2022 foi amplamente divulgado (nos grupos do município e no site e grupos do próprio ICMBio) o edital para as inscrições que se encerraram em 02 de janeiro de 2023. Fica sob a responsabilidade do próprio ICMBio selecionar os inscritos e públicar a lista dos alunos bem como, fazer os convites aos palestrantes”, frisou Mônica.
Fica a cargo do município a logística e organização interna para as aulas.
“O processo é trabalhoso mas extremamente gratificante, pois além de fortalecer a parceria do município com o ICMBio, reforçamos a importância da qualificação profissional dos condutores para atuarem na região do Parque Nacional. Termos um turismo cada vez mais consciente, seguro e profissional é nosso foco de ação e aos poucos, ano a ano, estamos aumentando o número de condutores credenciados no município”, complementa a gestora.

A turma 2, acontecerá entre os dias 27 de fevereiro a 03 de março de 2023 em São Roque de Minas. Em março será publicado o Edital de Credenciamento dos novos condutores e os mesmos deverão apresentar os certificados deste curso (ICMBio) mais outros dois, que são o curso de condutor local e o curso de primeiros socorros, além de recolhimento de taxa.



