Jornal Folha Regional

Governo Lula estuda criar disque denúncia para ameaças em escolas

Compartilhe:

O grupo de trabalho criado para propor políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas se reuniu pela primeira vez nesta quinta-feira (6) e discutiu ações emergenciais que devem ser implementadas. Entre elas, a possibilidade de criação de um disque denúncia exclusivo para receber alertas sobre ameaças em instituições de ensino. 

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a intenção é que o canal seja semelhante a outros disque denúncias já existentes, como o 180 para violências contra mulheres. 

“A ideia é criar um canal direto, específico, porque é importante as pessoas se anteciparem. Sentiu um episódio suspeito em relação a um colega de sala de aula, a uma pessoa na rua, no bairro? É um dos pontos que nós queremos ter viabilidade o mais rápido possível para criar, um canal de disque denúncia de violência nas escolas, para ter esse canal mais rápido”, disse o ministro.

Outras ações emergenciais em debate são campanhas de comunicação envolvendo redes sociais, meios que costumam abrigar, atualmente, ideias de potenciais criminosos, e o repasse de recursos para que as escolas construam ações voltadas à cultura da paz com alunos. Além disso, são discutidos programas de capacitação de professores e diretores e protocolos que precisam ser estabelecidos para evitar casos de violência.

O grupo foi criado na quarta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, o mandatário foi motivado pelos ataques a uma creche em Blumenau (SC), na quarta, que deixou quatro crianças mortas, e a uma escola em São Paulo (SP) na última semana, que terminou com uma professora morta.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.