
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais ( Emater-MG) realizou, na última terça-feira (9), o Encontro Técnico: Queijo Minas Artesanal no salão de convenções da Secretaria de Educação de Capitólio. O evento contou com um público de cerca de 50 pessoas, entre produtores, representantes do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) dos municípios e técnicos da Emater.
Além de produtores de Capitólio, participantes de São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, São José da Barra e Passos também estiveram presentes. De acordo com o coordenador técnico regional da Emater em Passos, Carlos Bovo, as palestras abordaram a caracterização e a regularização dos queijos artesanais.
O objetivo do evento foi divido em dois pontos. Primeiro, falou-se sobre a caracterização de regiões produtoras de queijo, como a região da Canastra, discutindo essa questão de qual é o procedimento para se criar uma região com produções específicas.
O outro ponto foi a questão da regularização dos queijos artesanais. Falous-e um pouco do selo Arte do Ministério da Agricultura. Os municípios que têm interesse na emissão do selo Arte, precisam fazer a solicitação para o ministério, precisam ter um SIM funcionando e uma secretaria de Agricultura ou um órgão semelhante. A partir daí, apresentar a documentação para começar a emitir o selo Arte. O produto com o selo Arte tem características da região que o qualifica como artesanal.