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Heineken anuncia investimento bilionário em Pernambuco; mil novas vagas de emprego serão geradas

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A cervejaria vai abastecer o mercado de Pernambuco e todo Norte e NordesteA cervejaria vai abastecer o mercado de Pernambuco e todo Norte e Nordeste – Foto: Paullo Almeida

O objetivo do aporte de R$ 1,2 bilhão é desenvolver ações sustentáveis na unidade de Igarassu

A Heineken, a segunda maior fabricante de cerveja no mercado brasileiro, anunciou, no início de maio, um investimento de R$ 1,2 bilhão em sua fábrica localizada em Igarassu, em Pernambuco. O objetivo do aporte é expandir a unidade, triplicar a produção e desenvolver ações sustentáveis. A cervejaria estima gerar mil empregos, sendo 700 durante as obras de ampliação, com prazo estimado de um ano. No Estado, a indústria vai impulsionar o portfólio puro malte, especialmente com o aumento da produção das marcas Amstel e Devassa.

Norte e Nordeste

A cervejaria vai abastecer o mercado de Pernambuco e todo Norte e Nordeste. A governadora Raquel Lyra (PSDB), a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, e representantes da companhia formalizaram o anúncio no Palácio do Campo das Princesas. Este investimento acontece em um momento de crescimento para a Heineken. O Brasil é o maior mercado do mundo na venda de Heineken, o dobro do segundo, que é os Estados Unidos. Já a Amstel, uma cerveja holandesa que foi lançada no Brasil em 2015, também já tem o maior mercado destes produtos no mundo.

“O Estado celebra o anúncio desse investimento bilionário do Grupo Heineken com a certeza de que a companhia não só ampliará suas atividades em Pernambuco, como também irá melhorar a eficiência da utilização dos recursos naturais. Melhor do que tudo é trabalhar com geração de oportunidade, com a pegada de sustentabilidade, da redução de carbono, da reutilização da água e da diminuição do consumo de energia”, disse a governadora.

A indústria está localizada em uma cidade estratégica no Estado – com disponibilidade de água de qualidade – e será abastecida com energia 100% renovável, incluindo a utilização de caldeiras de biomassa com reaproveitamento dos efluentes tratados, retroalimentando seu sistema energético. Por questões de competitividade e estratégia, a cervejaria não divulgou o volume de produção de Pernambuco. A empresa tem incentivos fiscais por meio do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe).

Pernambuco entre os cinco

“O mercado de cerveja é dividido em quatro grandes grupos, como cervejas econômicas, mainstream puro malte, premium e especial. Pernambuco está entre os cinco estados de maior consumo de cerveja premium (Heineken e Eisenbahn), próximo de Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e entre os três de maior consumo de cerveja especial. No segmento de mainstream puro malte, a gente tem oportunidade muito grande no Estado e por isso está investindo nessa linha de produção”, disse o CEO do Grupo Heineken, Maurício Giamellaro.

A Heineken tem 14 cervejarias no Brasil, uma em construção e outra em expansão.

“Nós estamos triplicando a produção dessa unidade cervejeira e vamos fazer aqui, basicamente, as marcas Amstel e Devassa”, acrescentou Maurício.

Expansão

Em Pernambuco, a cervejaria tem um centro de distribuição no Recife, duas unidades produtivas (uma também na capital). Com a expansão em Igarassu, a fábrica suprime uma demanda existente. “Nós estamos alocando parte do volume que a gente produz em outras cervejarias para essa (de Igarassu) por causa da geografia e qualidade da água. Essa cervejaria traz uma eficiência para o grupo que vale a pena produzir mais”, completou o CEO da Heineken.

O vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem, também acompanhou a solenidade. Entre os secretários presentes, estiveram Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Ana Luíza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer). A cerimônia também foi prestigiada pelo deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) e cinco deputados estaduais, entre outros nomes.

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