Objetivo é fortalecer o turismo na cidade, com geração de renda para toda a comunidade
por Marcos Emmanuel Maia

A segunda turma do Programa Agente de Turismo Rural da cidade de São João Batista do Glória (MG), na região da Serra da Canastra, concluiu suas atividades com um evento na última semana. O saldo dos seis meses de trabalho do grupo foi duas rotas turísticas, uma baseada no famoso Queijo Canastra e outra com foco nas belezas do Cerrado.

O programa foi promovido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São João Batista do Glória e apoio da Prefeitura Municipal e do Sicoob Sarom. O objetivo é fomentar e fortalecer o negócio turístico na cidade, dando oportunidade de geração de renda por meio da qualificação de profissionais para atuar no setor de turismo rural.
“Procuramos parcerias com as pousadas, propriedades rurais e agências de turismo da cidade. Em 2014 já havíamos feito o primeiro Programa Agente de Turismo Rural na cidade e dessa vez a adesão foi ainda maior. De lá para cá o turismo em São João Batista do Glória cresceu muito, e tem potencial para crescer ainda mais”, disse Kilder Péricles Silva, agente de desenvolvimento rural do Sindicato.
O programa foi ministrado pela turismóloga e instrutora do Sistema Faemg Senar Ana Edwiges Braga Coelho Araújo. “Esse programa é o segundo em São João Batista do Glória, devido à potencialidade da natureza e do turismo rural que temos nessa região. Foi uma experiência muito promissora, pois tivemos participantes que já eram interessados no turismo, além de outras pessoas que viram a oportunidade de conhecer melhor o setor e como podem gerar renda com ele”, avaliou a instrutora.

Novas atrações turísticas
As rotas desenvolvidas foram impressas em dois folderes. A “Rota do Queijo”, com ênfase nas queijarias da cidade, e a “Rota dos Canteiros”, com informações sobre os atrativos naturais, cachoeiras, pousadas, restaurantes e outros pontos turísticos. Os folders serão distribuídos aos turistas no Centro de Desenvolvimento do Turista (CAT), que fica na entrada da cidade.
Para o participante Vagner Ribeiro Duarte, o programa trouxe novas perspectivas de vida, desenvolvimento pessoal e muito aprendizado sobre o turismo e sobre a região. “Realizamos diversas visitas técnicas e desenvolvemos duas rotas dentro do município, contemplando atrativos rurais e naturais da cidade. Acreditamos que esses roteiros vão agregar e profissionalizar ainda mais o turismo na cidade”, disse Vagner.

Mônica Ferreira de Araújo, diretora de Turismo, Esporte e Lazer da prefeitura de São João Batista do Glória, comemorou o resultado do programa. “Hoje temos o prazer de formar 14 pessoas do trade turístico de São João Batista do Glória e só temos a agradecer por ter o Sistema Faemg Senar aqui dentro, o que só vem engrandecer a questão da qualificação profissional”, disse. “Foi um programa extremamente aberto, onde os alunos escutam, têm novas possibilidades de desenvolvimento e colaboram para o turismo da nossa região como um todo”, concluiu Mônica.