Jornal Folha Regional

Polícia Civil tem a primeira especialista em identificação humana de Minas Gerais

Compartilhe:

Técnica-assistente da PCMG atuou na identificação das vítimas fatais do rompimento da barragem de Brumadinho

Polícia Civil tem a primeira especialista em identificação humana de Minas Gerais – Foto: arquivo pessoal

A técnica-assistente da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) Natalia Correia Silva, lotada no Instituto de Identificação de Minas Gerais (II-MG), foi aprovada no II Curso de Especialização em Identificação Humana, oferecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pela Polícia Federal (PF), tornando-se a primeira especialista da área no estado.

O curso, realizado na Academia Nacional de Polícia, tem por objetivo fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de estudos voltados para a formação e o fortalecimento de conhecimentos científicos (métodos, técnicas e teorias) sobre os fundamentos da identificação humana, além de capacitar os profissionais com instrumentos que os habilitem a aprimorar permanentemente a ciência da identificação.

A pós-graduação teve duração de um ano e meio e contou com matérias como deontologia, fundamentos da física e química, biometrias, tecnologias, antropologia, fotografia, sistema tegumentar, anatomia, todas voltadas para a área da papiloscopia, além de tópicos avançados acerca da matéria.

Artigo científico

Natalia apresentou como trabalho de conclusão de curso um artigo científico sobre a identificação necropapiloscópica, acatado pela banca avaliadora, composta pelo professor da Universidade de Brasília (UNB) e especialista em Identificação de Vítimas de Desastres (DVI), PhD Malthus Fonseca Galvão, pelo diretor do Instituto Nacional de Identificação, especialista Flávio Roberto de Melo, e pelo papiloscopista e policial federal, especialista Cláudio Miranda de Andrade. Houve ainda um convite para a publicação do artigo na revista científica da Polícia Federal, bem como em periódicos internacionais.

“Ter a oportunidade de fazer o curso de especialização foi uma experiência extremamente importante para mim, pois sempre tive interesse na área de identificação, especialmente em relação à impressão digital. Ao longo do curso, tive a chance de aprender muito e aprofundar meus conhecimentos nesse campo. Antes mesmo de fazer essa especialização, eu já havia feito diversos treinamentos relacionados à papiloscopia e à necropapiloscopia. Esses estudos anteriores me deram uma base sólida de conhecimento e habilidades práticas, o que foi fundamental para que eu pudesse me aprofundar ainda mais durante a pós-graduação”, conta Natalia.

Qualificação

A especialista teve, ao longo da carreira, várias experiências marcantes na área de identificação, atuando por diversas vezes em cenários de DVI. “Nessas situações, é necessário utilizar técnicas avançadas, a fim de trazer uma resposta rápida aos familiares e à sociedade”, observa a técnica-assistente.

Como exemplo, Natália cita o período em que atuou na identificação das vítimas fatais do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. “Foi um momento difícil, mas ao mesmo tempo gratificante e de muito aprendizado, pois pude aplicar todo o conhecimento adquirido e contribuir para trazer respostas e aliviar a dor das famílias”, pontua.

A especialista também é docente na Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG) nas matérias de identificação civil, identificação criminal e necropapiloscopia. “Ser professora nessa área me permite transmitir conhecimentos e experiências para novos profissionais, contribuindo para o aprimoramento e desenvolvimento desse conhecimento como um todo”, avalia Natalia. “Agora, com a experiência engrandecedora e motivadora da pós-graduação, sinto-me preparada para colocar todo o conhecimento em prática em situações reais”, conclui

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.