Jornal Folha Regional

Santa Casa de Passos comemora 100º transplante de rins realizado pela instituição em 5 anos

Compartilhe:
Santa Casa de Passos comemora 100º transplante de rins realizado pela instituição em 5 anos — Foto: Santa Casa de Misericórdia de Passos
Santa Casa de Passos comemora 100º transplante de rins realizado pela instituição em 5 anos — Foto: Santa Casa de Misericórdia de Passos

A Santa Casa de Passos (MG) comemora o 100º transplante de rim realizado pela instituição em 5 anos. O primeiro aconteceu em 2018. Desde então, 100 pessoas tiveram uma nova chance de recomeçar.

O paciente número 100 foi o comerciante Nero Gonçalves Oliveira. Ele conviveu durante 10 anos com problemas em um dos rins e por causa da diabetes, os órgãos ficaram ainda mais comprometidos. Há seis meses, eles pararam de funcionar e o caminho foi a hemodiálise. E ele recebeu um novo órgão com apenas 15 dias de espera.

“Eu pensei até que fosse brincadeira, porque eu sou O negativo, não tinha expectativa de receber esse rim tão rápido. Meus rins estavam trabalhando com 35% e de lá pra cá ele vinha caindo cada vez mais. Eu tinha um medo danado da hemodiálise, eu pensava que ia jogar a gente lá e ia ficar naquilo agoniando, até chegar seis meses atrás, que não teve mais como fugir”, disse o comerciante.

A marca de 100 transplantes em 5 anos é considerada histórica pela Santa Casa.

“Mesmo com todo o avanço em outras modalidades de tratamento, nós sabemos que o transplante renal é a modalidade que garante o maior tempo de vida, com a maior qualidade de vida, e ainda a melhor relação de custo/efetividade pensando-se em saúde pública. Então nós temos outras modalidades de tratamento disponíveis que garantem uma boa qualidade de vida para o paciente, mas nós sabemos que aqueles que são elegíveis para o transplante, essa representa a melhor forma de tratamento”, explicou o nefrologista Tomás Carvalho.

Quem também faz parte dessa história é o jovem Matheus. Em 2020, aos 19 anos, ele recebeu rins novos depois de um transplante considerado raro pelos especialistas.

“O tipo sanguíneo dele era B e isso é muito difícil e esse doador tinha exatamente a mesma idade, tipo sanguíneo dele, e isso colaborou para dar certo”, contou a mãe de Matheus, Maria Aparecida Machado Martins.

Antes do transplante, Matheus ficou pouco mais de 1 ano na hemodiálise. Foram sete meses de espera pelo órgão. A notícia que o procedimento seria realizado promoveu uma nova chance de vida para toda a família.

Minas Gerais tem mais de 2 mil pessoas na fila de espera por transplantes — Foto: Reprodução EPTV
Minas Gerais tem mais de 2 mil pessoas na fila de espera por transplantes — Foto: Reprodução

“100%, ele é muito comunicativo, ele agora pode fazer o que ele gosta, entrar em uma piscina, antes ele não podia, agora ele pode participar de tudo, não tem restrição nenhuma, no começo é mais difícil, nos três primeiros meses, mas depois ele tem uma vida normal, normal”, contou a mãe de Matheus.

Mais de 2,8 mil pessoas aguardam hoje por um transplante em Minas Gerais. Enquanto os órgãos não chegam, a hemodiálise é o caminho que dá a sustentação para o organismo.

Nero e o Matheus são gratos pelas famílias que autorizaram a doação e transformaram a dor da perda em uma nova chance de viver.

“Todo programa de transplante depende de uma doação de órgãos para que ele aconteça. É evidente que existem transplantes com doadores vivos, mas eles correspondem à grande minoria dos casos. Todos esses pacientes que estão listados à espera de um transplante em Minas Gerais, elas dependem de um gesto, de uma família, de um paciente que manifestou em vida o seu desejo de ser doador, daí a nobreza e importância de ser um doador de órgãos e manifestar esse desejo em vida perante à família”, completou o médico Tomás Carvalho.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.