
A Câmara de Itaú de Minas (MG) aprovou, na semana passada, a criação e a instalação da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) na sede do Poder Legislativo do município, com previsão de início de funcionamento no primeiro quadrimestre de 2024.
Na mesma sessão, os vereadores deliberaram pela criação dos cargos para a unidade que será a 21ª em funcionamento em Minas.
De acordo com a vereadora Juliana Mattar, que atua nas Comissões da Câmara, o programa UAI Compartilha tem como objetivo principal fornecer todas as orientações e expertise necessárias para a implementação e manutenção de uma Central de Atendimento aos municípios interessados em aderir ao programa.
Segundo a parlamentar, o estado deve fornecer as orientações necessárias e a gestão cotidiana da Central, enquanto que o município assume os custos com a implantação e custeio da unidade.
Segundo ela, dessa forma, será possível ampliar a capilaridade da rede de atendimento ao cidadão de forma estruturada e padronizada, garantindo a qualidade dos serviços, a utilização de indicadores de desempenho e de metodologias de mapeamento de processos.
“Dentro da unidade da UAI que funcionará na Câmara de Itaú de Minas o cidadão encontrará um serviço ágil e facilitado sobre programas dos governos municipal, estadual e federal”, informou.
“Em algumas cidades a UAI funciona em prédios das prefeituras, mas em Itaú funcionará no prédio do Legislativo. Numa unidade da UAI o cidadão poderá retirar carteira de identidade, pagar multas, fazer exames de trânsito e uma série de outros serviços essenciais ao cidadão, como direcionamento para empregos”, disse. (Clic Folha)