Pelo menos 11 crianças tiveram problemas de saúde após funcionários de uma creche encontrarem pombos mortos dentro da caixa d’água do local em Poços de Caldas (MG). Na última quarta-feira (22), elas foram atendidas na UPA da cidade. A Vigilância Sanitária afirmou que agora a água do local está própria para o consumo e que fez exigências para melhorar a limpeza do telhado.
Desde quinta-feira da semana passada, funcionários da cozinha avisaram a diretoria que a água estava com mau cheiro. Na segunda-feira, como o problema persistia, eles foram até a caixa d’água. Os pais foram chamados e as crianças dispensadas neste dia.
Desde então, circulam nas redes sociais as imagens que foram registradas. Nelas, é possível ver o telhado da CEI Municipal Padre Daniel Patrick Meeham, que fica no bairro Dom Bosco.
No vídeo, é possível ver pombos mortos no chão e também na caixa d’água, que no momento do vídeo, estava destampada. Uma empresa fez a limpeza da caixa e depois disso foram feitas análises da água pelo Dmae e Vigilância Sanitária.
As análises, segundo a Secretaria de Saúde, indicaram que a água agora está própria para o consumo. Na quinta-feira, só 44 dos 125 alunos foram até a creche e três funcionários estavam afastados depois que passaram mal.
A Secretaria de Educação afirmou que foi feita uma limpeza completa por uma empresa privada. Disse também que o local foi higienizado e que foi a escola mesmo que acionou a Vigilância Sanitária e o DMAE para fazerem a avaliação da qualidade da água.
A secretaria também afirmou que a situação está sendo monitorada e que as aulas seguirão normalmente.